quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMPORTAMENTO

                       


                  FORMANDO NOSSOS POLÍTICOS

Muito se tem falado da integridade de nossos políticos, da honestidade e caráter do homem atual. É muito triste ligarmos a TV e depararmos com tanta notícia de corrupção envolvendo àqueles que deveriam ser exemplos e estar comprometidos com a construção de um futuro melhor para o nosso País. Fico pensando o "por quê" de tanta falta de direção, de tanta ganancia e inversão de valores. Onde erramos? 

Aquelas que são da minha geração provavelmente se lembram das regras de nossas escolas, ainda na época do regime militar. Logo na chegada, ficávamos em filas no pátio onde cantávamos o HINO NACIONAL BRASILEIRO, seguido pelo HINO DA BANDEIRA e por fim, nossas orações. Em nossas disciplinas eram introduzidas EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA e posteriormente, OSPB (Organização Social e Política do Brasil ).
  1. “Esta disciplina tem como finalidade proporcionar ao aluno uma ideia adequada da realidade
    sócio-cultural brasileira em sua forma e ingredientes básicos. Deverá, pois
    apresentar o quadro geral das instituições da sociedade brasileira, sua
    natureza, formação e caráter, bem como as formas de vida e costumes que definem
    o modo de ser específico e a fisionomia característica de nossa cultura. Será
    além disso, um estudo da organização do Estado brasileiro, da Constituição, dos
    poderes da República, do mecanismo jurídico e administrativo em suas linhas
    gerais, dos processos democráticos, dos direitos políticos, dos deveres do
    cidadão, suas obrigações civis e militares.”

Sei que da era militar, muitos não querem nem lembrar. Mas este é na minha opinião um  bom exemplo a ser seguido. 
Que requisitos são necessários para capacitar um político? Como são preparados esses homens? Imagino que aprender a amar a pátria deveria ser o primeiro requisito. Sinto a ausência hoje de uma educação comprometida com a formação cívica dos estudantes brasileiros preparando-os para o exercício consciente da cidadania democrática. 
Esta preparação deveria ser introduzida nas escolas. Precisamos ensinar nossos jovens a amar e respeitar nosso país, respeitar nossos professores, respeitar os pais e ao próximo. Existe toda uma hierarquia que deve se lembrada e respeitada. Liberdade é um direito maravilhoso, mas precisamos ter disciplina, sem ela, a liberdade de nada servirá.Um povo precisa de um líder e leis severas, pois somos corruptíveis por natureza e sabemos que a miscigenação e nossos colonizadores deixaram uma grande herança que compromete nossa cultura e costumes, mas podemos buscar uma mudança, mesmo que pequena, já representaria um bom começo.

Normalmente não me envolvo em assuntos sobre política, não sou entendedora, mas também não sou nenhuma alienada, como cidadã, procuro me inteirar das questões que comprometem o futuro de nosso País. Entretanto,será que falei alguma bobagem!?




4 comentários:

  1. Olá Anete, gostei muito do seu post, e creio mesmo que a resposta a suas perguntas está mesmo no final dela, quando vc diz - eu mesma não entendo muito de política.
    Eu sempre fui contra, melhor dizendo radicalmente contra, essa história de escolinha, porque valores tanto sociais, morais e também os políticos devem mesmo ter sua principal fonte em casa, na família e como exemplo os pais.
    Infelizmente hoje, toda essa formação está quase que 80% feita pela TV e internet e mídia em geral, e os grupos de jovens se formam e se juntam de forma a satisfazerem suas nescessidades pessoais, sendo que a opnião dos pais geralmente chega tarde demais para surtirem algum efeito na formação deles.
    Bom misturei as áreas aqui mas a política é na minha opnião é mesmo uma questão muito ampla pra ser confinada a salas de aula e deixada a ser "manipulada" sordidamente pela mídia como acontece hoje.
    Enfim, já que é dos políticos que vem grande parte de nossa qualidade de vida como sociedade pelo menos, não entendo como nesse país existam tantas pessoas que se deem ao luxo de não entenderem desse assunto.Graças a isso, os piores elementos da sociedade são reeleitos com cada vez um número maior de votos, e a forma "mais inteligente" que a sociedade encontra de protestar é elegendo "palhaços analfabetos" para representa-los, deixando pessoas capacitadas, honestas e realmente interessadas no bem público fora do congresso (já que não roubaram durante o mandato para competir nas campanhas milionárias).
    Abs e ótimo tema e post, parabéns e obrigado por compartilhar conosco

    Sergio Santos (www.lucrardecasa.com)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, amigo Sérgio, certamente as primeiras lições vem de casa e dos exemplos dos pais, mas não podemos nos esquecer que uma grande maioria não tem esclarecimentos suficientes para orientar ou serem exemplos, por isto acredito na importância da escola que completa a educação. No meu primário, nossos professores eram nossos segundos pais e muito importantes na formação de nosso caráter. Isto mudou muito nos dias de hoje onde se limitam apenas em aplicar as matérias.
    Como disse no post, também não sou nenhuma alienada apesar não me envolver muito no assunto e procuro me inteirar das questões que comprometem o futuro do nosso País, ou seja, procuro fazer o "dever de casa" por assim dizer.
    Fiquei muito feliz pelo seu comentário que com certeza vai agregar valores importantes as minhas ideias.
    Muito obrigada!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola..meu nome é Silvia..tenho 45 anos e a 10 dias fiz a histerectomia...passei MT mal no segundo dia com gases...mas depois foi melhorando...estou tomando Naturete pro intestino funcionar...pq ainda tenho cólicas devido aos gases...mas fora isso estou bem..andando..sentando ..levantando...td sozinha..com poucas dores...só um.incômodo no corte..que depois de sofrer por 5 anos com cólicas insuportáveis... Não me incomoda tanto...Só ansiosa pra poder retomar minha rotina.. Mas sei que o repouso é muito importante...então...o pior já passou...agora só esperar a recuperação...e os 45 dias pra poder dirigir...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ola..meu nome é Silvia..tenho 45 anos e a 10 dias fiz a histerectomia...passei MT mal no segundo dia com gases...mas depois foi melhorando...estou tomando Naturete pro intestino funcionar...pq ainda tenho cólicas devido aos gases...mas fora isso estou bem..andando..sentando ..levantando...td sozinha..com poucas dores...só um.incômodo no corte..que depois de sofrer por 5 anos com cólicas insuportáveis... Não me incomoda tanto...Só ansiosa pra poder retomar minha rotina.. Mas sei que o repouso é muito importante...então...o pior já passou...agora só esperar a recuperação...e os 45 dias pra poder dirigir...rsrsrs

    ResponderExcluir