sábado, 19 de maio de 2012

SAÚDE - HISTERECTOMIA



Quero compartilhar com  vocês minha experiência com a histerectomia.



* HISTERECTOMIA: A histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na retirada do útero. A histerectomia pode ser total, quando se retira o corpo e o colo do útero, ou subtotal, quando só o corpo é retirado. Às vezes esta cirurgia é acompanhada da retirada dos ovários e trompas.


                       


 

Este procedimento é feito para muitas condições além do câncer, incluindo o sangramento uterino disfuncional(endometriose); crescimentos não-malignos do útero, cérvix e anexos; problemas de relaxamento pélvico e prolapso; e dano irreparável ao útero. As condições malignas requerem uma histerectomia abdominal total e uma salpingooforectomia bilateral.

  

                                                    Minha Experiência

Depois de anos à fio, passando por aqueles "tira-não-tira" das amigas, resolvi enfrentar meus medos e encarar a cirurgia. Não suportava mais aquela situação, 15 dias de menstruação, sendo que o primeiro ficava de cama, seguidos por mais uns 10 de respaldos, ( Aquela borrinha escura ). Mal acabava este martírio e já estava entrando na TPM outra vez... e que TPM!!! Quase me matava, sem contar que já estava com princípios de anemia.

 

Chegado o dia, segui para o hospital com uma sensação entranha entre alívio e angustia. A angustia talvez se devesse ao fato de não poder mais gerar filhos, ( mesmo tendo ligado as trompas no último parto ), na verdade, acho que era a "ficha caindo" quanto a idade...sei lá! 

 

Depois de me internar, foi conduzida para sala de espera  onde trouquei a roupa e fiquei alí isoladas por umas 2 horas. - Ai meu Deus que aflição aquilo! Custei para tomar coragem, fui quase por impulso e agora fico alí... com tempo e condições para pensar melhor no assunto...Procurei me concentrar nas vantagens e na nova vida que estava por vir.

 

 Chegado enfim, o momento, meu médico me conduziu até a sala de cirurgia onde já nos aguardavam outros especialistas.

O procedimento indicado no meu caso, foi a remoção do útero através de um corte no baixo abdômen, no mesmo lugar das 3 cesarianas a que me submeti nos 3 partos.

Fiquei pensando em cada etapa: - colocar soro, anestesia...ah a anestesia... não quero nem ver... ufa! venci esta primeira etapa, graças à Deus!

 Os médicos conversavam animados entre eles e eu meio "grogue", tentava entender o quê exatamente estava fazendo ali. 

Enquanto realizavam os procedimentos iam me informando passo a passo e com o efeito da anestesia, acabei por fazer umas piadinhas...acho que tentando me convencer que estava "tirando de letra", rsrsrs. Terminado os procedimentos, me colocaram de "molho" novamente em outra sala, onde fiquei em observação por volta de 1 hora. 

 

Finalmente me conduziram para o quarto. A primeira noite foi muito tranquila e no dia seguinte estava ótima, recebendo minhas visitas normalmente e de pé. Durante o dia, meu médico prescreveu luftal e dulcolax para que meu intestino funcionasse e não fabricasse gases. O efeito foi péssimo, tive muitos gases e como inflou a barriga passei a sentir muitas dores. Acabei por ficar um dia mais que o previsto no hospital. No terceiro dia recebi alta, mas ainda sentia dores... na verdade só comecei a me recuperar 22 dias depois. Não quero assustá-las, queridas amigas, até mesmo porque sei de pessoas que passaram pela mesma cirurgia e a recuperação foi bem menos dolorosa. "Cada caso é um caso".

 

Depois de 4 meses fiquei extremamente satisfeita e aliviada, comecei a me sentir animada, cheia de energia e com ótimo astral, sem contar a ausência da menstruação, que é tudo de bom!. 

 

Treis anos se passaram, ainda tenho TPM e ovulação pois não retirei os ovários e ainda não entrei na menopausa. As vezes,  sinto cólicas e imagino que seria o dia em que normalmente ficaria menstruada. Quando faço muito esforço físico sinto dores abdominais, como se não estivesse me recuperado totalmente, mas nada que um analgésico não resolva.  Esporadicamente ainda tenho aquela "borrinha" escura, mas nada se compara ao estado anterior.

Sexualmente não senti nenhuma alteração.

Estou feliz por ter tomado a decisão certa e espero poder ajudá-las a esclarecer suas dúvidas.

 

Se você já viveu esta experiência, compartilhe aqui, pois assim poderemos ajudar outras mulheres a se decidirem ou esclarecer dúvidas sobre o pós cirurgia.

Para acrescentar:

Na maioria dos casos, o diagnóstico clínico-ginecológico da endometriose é suficiente, permite iniciar o tratamento e manter o acompanhamento da mulher a fim de avaliar a resposta terapêutica. Saiba mais:http://www.blog.saude.gov.br/h3gmnf ‪#‎SaúdedaMulher‬

 

Um grande abraço!

 Anete Carvalho


 OBS: VEJA TAMBÉM: MENOPAUSA, E AGORA??

http://blogdascinquentonas.blogspot.com.br/2015/03/menopausa-e-agora.html

455 comentários:

  1. Fiz a cirurgia a exatamente 8 dias e estou bem no geral, mas tenho uma dor no local do corte que me incomoda muito. Fico pensando diariamente quando isto vai passar, fora a ansiedade de não poder fazer nada, devido ao repouso recomendado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia!

    É mesmo muito incômodo e como relatei, cada caso é um caso...mas lembre-se de que o mais difícil é tomar a decisão e fazer a cirurgia, que logo isso tudo vai passar e será uma maravilha!
    Conte-nos depois como foi tudo.
    Estimo sua melhora!
    Grande abraço,
    Anete Carvalho

    ResponderExcluir
  3. gente tenho 38 anos não tenho filhos e descobri recentemente um mioma submucoso de aprox. 17 cm vu ter que fazer a histerectomia c a retirada do útero mais estou com muito medo.da dor ,sintomas ,anestesia etc alguém que já fez poderia me orientar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima,

      Não sou entendida no assunto, mas aconselho a procurar outras opiniões, pois dependendo do caso, existem outras soluções.
      Caso seja confirmado a necessidade de uma histerectomia, não se assuste! Encare como mais um desafio e faça o mais rápido possível, pois a pior coisa é saber que precisamos fazer algo e ficar protelando. Não vou te dizer que é uma coisa agradável, como disse em meu depoimento acima, mas não é o fim do mundo e a vida tem sido muito rápida, precisamos resolver nossos problemas, ( pelo menos aqueles que estão ao nosso alcance ), para vivermos bem e com saúde. E como diria a minha mãe, "tudo passa!" rsrs.
      Conte comigo para apoiá-la no que precisar.
      Um grande abraço!
      Anete Carvalho

      Excluir
    2. Fiz uma histerectomia ha 8 dias, tomar a decisão e o mais dificil. A cirurgia foi tranquila, VC não vê nada e nem sente dor, depois de uma semana de cirurgia e que apareceu alguns incômodos como vazamento de um líquido chamado seroma através da cirurgia e uma dorzinha do lado esquerdo quando fico de pé. Vou retirar os pontos na semana que vem, ainda estou em processo de recuperação, mas diante das dores de cólicas que eu senti antes da cirurgia, acho que não ta sendo tão difícil assim!

      Excluir
    3. Meu Deus, que inveja da coragem de vocês, estou precisando fazer esta cirurgia por conta de um mioma que já está bem grande, meu médico me aconselhou tirar o útero, mas eu não me imagino na sala de cirurgia, tenho muito medo, pra falar a verdade estou em pânico, tenho medo de morrer, já estou pensando em procurar ajuda profissional, que Deus abençoe vocês.

      Excluir
    4. Eu fiz histerectomia a dois meses tirei tudo ovarios,trompas,útero e colo do útero.assim que sai da cirurgia e liberaram para o quarto mandei vir a comida estava me acabando de fome tomei banho no mesmo dia,caminhei e fiquei dois dias no hospital,após 15dias ja fazia serviços de casa claro sem pegar peso não pode e use uma bem leve não lhe fará mal estou ótimo e não senti dor em nenhum momento

      Excluir
    5. Oi Anete Boa noite fiz uma histerectomia após noventa dias eu e meu esposo fomos ter relações sexuais e tive sangramento gostaria de saber se é normal ou devo me preocupar pois estou muito ecitada mas na hora me da muito medo e acabo frustada?Sera que vai ser sempre assim?

      Excluir
    6. fiz uma histerectomia vaginal total a um mes e nunca senti uma dorzinha ate brinquei com o medico si realmente ele tinha mim operado pq n fiquei sangrando e nem escorrendo nada! graças a deus desde que cheguei do hospital que faço minhas coisas no começo nao pegava em peso mas depois de 8 dias fui ate pra feira nunca senti nada e sim um incomodozinho na vagina ao fazer xixi e ao abaixar, mas de resto nunca senti mas nada graças a deus!!!!!!! há o chatinho é so na hora da anestezia mas depois q vc dormi vc so si acorda no quarto linda, boa dos problemas e sendo paparicada por familia e amigos!!! boa sorte a quem vai fazer tenha fe em deus e deixe o resto com seu medico pq eles sabem oq esta fazendo, bjsssss

      Excluir
    7. Ótimas informações compartilhadas

      http://coisas-degente.blogspot.com.br/2015/04/eu-fiz-uma-histerectomia-total.html#comment-form

      Excluir
    8. Ótimas informações compartilhadas

      http://coisas-degente.blogspot.com.br/2015/04/eu-fiz-uma-histerectomia-total.html#comment-form

      Excluir
  4. Fiz histerectomia total abdominal ha 40 dias, no inicio sentir dores, inchasso, intestino preso, contração na bexiga na hora de fazer xixi, dificuldades par andar,mas com uma semana vai melhorando, hj to com 41 dias ja faço as minhas coisas em casa (no meu limite) não abaixo não pego peso, estou me sentindo bem, porque antes tinha hemorragia devido ao endométrio espessado e miomas, dores no ventre.Se tivesse feito antes não teria sofrido tanto com as hemorragias. Se voce vai passar por esse processo, não tenha medo, confie em Deus e procure um bom cirurgião e faça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cell Almeida! Estimo dias melhores ainda!
      Bjos,

      Anete Carvalho

      Excluir
    2. E como vc esta hoje Cell Almeida?

      Excluir
    3. E como vc esta hoje Cell Almeida?

      Excluir
  5. OLá tenho 39 anos e fiz uma histerectomia ,não tenho filhos ,mas sinceramente esse era o menor dos problemas pois tinha mioma e ele estava já com 1,5 kg,minha barriga estava enorme!Depois da cirurgia foi um tremendo alivio!Estou na 3 semana do pós operatorio ainda com muitos gases e inchada ,mas muito feliz por não ter que convver mais com a terrível doença!

    ResponderExcluir
  6. Ola companheiras de uma mesma situação. Ha 9 dias fiz uma historectomia total. Foi necessária porque o meu útero estava aumentado, 4x do tamanho normal por pólipo, endometriose, mioma, hemorragias e cólicas muito fortes em cada ciclo menstrual. Ha 6 meses passei por outro procedimento cirúrgico - raspagem do endometrio, mas nao resolveu o problema. Os polipos voltaram, endometrio ficou muito espesso novamente, e o útero cresceu estranhamente, assim fui para a solucao definitivas depois de 7 anos de atropelos, e hormônios para controlar este problema. Psicologicamente estou bem, tenho uma filha, e ja nao queria mais filhos. Mas mesmo assim não 'e uma decisão tranquila para nos. Fiz a histerectomia porque foi necessário e espero estar bem em breve.

    A cirurgia correu muito bem, e sem cortes externos. No dia seguinte ja estava em casa. Infelizmente tive uma infecção urinaria que estou tratando com antibiótico, mas ja estou bem.

    Entrei neste blogo procurando uma solução para os gases que me atormentam após esta cirurgia. Alguma dica? abcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs...Estou neste exato momento, sentada no vaso, com dores terríveis de cólica, por conta da cirurgia.Hoje fazem oito dias e ainda tenho gases.

      Excluir
    2. Rs...Estou neste exato momento, sentada no vaso, com dores terríveis de cólica, por conta da cirurgia.Hoje fazem oito dias e ainda tenho gases.

      Excluir
    3. Tb fiz a histerectomia TOTAL por vídeo a 10 dias.Me sinto ótima! Nada a reclamar, só a saudade de dormir de bruços rsrsrs...

      Excluir
    4. Olá!! Fiz a 5 dias estou ótima, como você apenas com saudades de dormir de bruços!!

      Excluir
    5. Para gases luftal max de 6 em 6 horas e se informe sobre alimentos que causam gases, para poder evitá-los, caminhe (dentro do possível) . Use um laxante para o intestino ficar normal, eu uso tamryne 1 comprimido a noite e um de manhã; no inicio usei 2 a noite e um de manha

      Excluir
    6. Faz 9 dias hoje que fiz uma histerectomia, retirando útero e trompas. Nos três primeiros dias sofri com gases e cólicas. Tirei os pontos ontem, mas ainda me incomoda no local da cirurgia. Fiquei com muitos hematomas devido ser muito branca. E hoje saiu uma secreção vaginal marrom. Lendo a maioria dos comentários fiquei mais tranquila, pois vejo que em, no máximo um mês e meio já estarei melhor. Não tive nenhum problema em me decidir pela cirurgia, o que eu queria mesmo era me ver livre daquele sofrimento mensal. Deus nos abençoe.

      Excluir
  7. ola,meu nome e Elaine tambem fiz uma historectomia total, estou bem.As dores e os gases me incomodam,estou em uso de medicamentos e chas caseiros.

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Sandra, fiz a histerectomia dia 02 de setembro e por incrivel que pareça ainda sinto dor. Parece que não vai passar nunca.... Já fui ao médico, refiz todos os exames e tudo esta bem, mas as dores ainda sempre me incomodam. Talvez seja a minha sensibilidade , sei lá. como já tinha feiro três cesária o médico disse que a cicatrização da quarta vez é mais complicado.
    Alguém já sentiu dor pós cirúrgico tanto tempo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! meu nome é Wilma, estou passando pelo mesmo drama seu, faz 90 dias que operei, tirei o utero, colo do utero e os 2 ovários e a dor parece interminável.Fui ao médico e ele fez a ultrassom e diz que está tudo certo, me encaminhou para uma clinica de dor, estou tomando os medicamentos para depressão, ansiedade e fibromialgia (Cloridrato de nortriptilina e lyrica) mas não está resolvendo. Você esta melhor?

      Excluir
    2. Ola Sandra, fiz histerectomia vaginal ha 54 dias e estou c o mesmo problema d vc,muitas dores ao fazer minhas tarefas. Ja fiz ultrassom e nao deu nada.

      Excluir
    3. Olá Wilma, fiz histerectomia total abdominal há 73 dias. Minha barriga era chapada, ,agora é inchada e qdo caminho fica pior. Minha médica não queria q eu usasse cinta, mas usei desde o segundo dia e vou continuar até q esta barriga suma. Já fiz exames e eco abdominal., nao consta problemas, mas as dores, inchaco continuam. Minhas atividades domesticas são mínimas. Já perdi 5 kgs, sempre fiz academia e com certeza vai demorar muito para retornar.Espero que isto tudo passe.

      Excluir
    4. fiz histerectomia total ampliada no dia 30/06/14 ,fui ao medico ontem e ele disse que estou curada do cancer,so agora acompanhamento,sendo que estou sentindo muita crólica e tenho muitos gases e uma enorme vontade de chorar,ele respondeu:então chore,sai de lá muito triste,ele não me examinou,e a minha filha ainda perguntou :ela pode continuar tomando dipirona,ele respondeu que sim.Agora não sei o que posso realmente fazer ou comer,a fisioerapeuta tinha me alertado sobre o linfodema,e aí continuo com os cuidados ou já posso parar.Por favor ,me ajudem

      Excluir
  9. Boa noite meu nome é Sheila, fiz histerectomia subtotal( fiquei somente com o colo do utero) no dia 29/10/2013. Tenho 41 anos e nao tive filhos, infelizmente. Assim que passou a anestesia senti muitas dores, os outros dias foram tranquilos com bastante repouso. Ainda sinto a barriga inchada e muito gases, e os calores horriveis. Essa semana comecerei a reposiçao hormonal e logo ficarei ótima!!! Quero deixar um alerta. Eu sempre me cuidei, mas infelizmente peguei um medico que nao deu muita atençao aos sintomas que eu estava. Fui nele no mes 08/2013 mesmo com a ultra na mao ele falou que eu poderia ficar com esses miomas até 80 anos. Fui parar na emergencia com fortes dores e urinando muito sangue, quando o medico olhou a ultra que fiz me perguntou pq o medico nao me operou. Falei que o outro medico falou que poderia ficar até 80 anos com isso. Embora nao tenha falado nada ficou com cara de assustado. Depois pedi opiniao a mais 3 medicos e todos falaram a mesma coisa histerectomia!!! Todos ficaram assustado como um medico pode deixar chegar ao ponto que eu cheguei. Graça a deus ainda tem bons medicos.

    ResponderExcluir
  10. Estou com histerectomia total marcada para daqui a 3 semanas, mas não quero fazer, ainda não me convenci da necessidade, pois não tenho nenhum sintoma, nada que me incomode. O meu problema é apenas um mioma subseroso que está crescendo demais. Eu queria encontrar um cirurgião que fosse capaz de retirar apenas o mioma, mas todos os que consultei até agora parece que só aprenderam a mutilar as mulheres. Acho que vou pedir para cancelarem o procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu fosse vc, é o que faria, pois existem outros procedimentos, retirada apenas dos miomas preservando o útero, tratamento para diminuir o mioma, procure outra opinião, pois cada caso é um caso e se você não tem sintomas. Eu operei dia 16 de janeiro, fiz histerectomia total, teve que ser com corte, pois meus miomas estavam muito grandes, eu já estava com anemia, com menstruação dolorosa com gde perda de sangue e atualmente andava sentindo muitas dores. Minha cirurgia foi no hospital das clínicas de São Paulo e eles não tiram se você não quiser. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. que saber ñ faça me arrependi..sinto dor dia e noite sem falar na barriga emchada ..de outro jeito, isso e horrível

      Excluir
    3. eu fiz histerectomia total dia 29/08/14, e confesso que me arrependi muito, por estou com depressão e insônia, consulte outro médico e veja se tem outra opção

      Excluir
    4. Concordo com a colega, vá ao Hospital das Clinicas!! Os processores estão lá!! Mas opinião particular, não se acomode, se esse mioma está crescendo rapidamente, você também deve ser rápida na solução!! Fé e força!!! Marque amanhã mesmo!!

      Excluir
  11. Fiz histerectomia retirando utero e colo do útero no dia 26 .12.2013. Durou 2h.
    Com 48h recebi alta e não senti mal-estar, a não ser o local do corte dolorido e inchaço, o que já é previsto. Minha alimentação está leve, de 3 em 3 horas, com fibras. Bebo água com frequência. Não senti gases, prisao de ventre, tontura,ansia de vômito, nada disso. Tomo cuidado de nao ficar só deitada, ando um pouco, tomo sol cedinho por 15 minutos. Se você vai fazer, não tema. Decida-se e confie. E tenha a mesma recuperação tranquila que estou tendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a única em todos os casos que pesquisei que não teve problema com gases! Alguém saberia explicar por que esse efeito é assim tão comum e duradouro. Vcs receberam uma orientação sobre tempo limite para usar Luftal ou outros?

      Excluir
    2. Estou operada à 5 dias, enquanto eu não sentir meu intestino funcionando normalmente sozinho(sem fazerforça) e enquanto eu tiver gases vou continuarcom laxante(tamaryne) e luftal max. Volto no medico quinta caso me proiba de usar, posto aqui

      Excluir
  12. Tenho 44 anos e fizx histerectomia vaginal. Se fico de repouso nao sinto dores, mas se faço tasrefas do lar sindo dores depois, é normal, pois ja se passaram 42 dias da cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou respondendo a mim mesmo, pois hoje estou muito feliz, pois as dores sumiram após 2 meses, estou limpando a casa normalmente, trabalhando e fazendo caminhada todos os dias por 1 hora. Escrevo pois sei q tem + mulheres em dúvidas iguais a mim, q acabaram d passar pela cirurgia e ficam angustiadas se tem dor por muito tempo. Fez a histerectomia: faça repouso, evite escada e alimentos ácidos (limão, etc) pois a bexiga esta sensível e é muito fácil ficar c infecção de urina (isso meu médico q falou) e faça vista grossa p o serviço caseiro, pois o q vale mais é a sua saúde. Boa sorte à quem operou ou vai operar.

      Excluir
    2. Fiz a histect vaginal e faz 11 dias hj. Perrcebi um liquido mal cheiroso .Aconteceu c vc tb? Fiquei preocupada.

      Excluir
  13. Ola me chamo Sandra fiz esta cirurgia de histerectomia dia 28 de novenbro de 2013 ,e posso dizer que foi a melhor decisao , me sinto totalmente recuperada as pessoas ate se assustam com a minha recuperaçao . graças a Deus e o apoio da minha familia e amigos .. desejo força a todas que estao passando e que ainda iram passar .. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, faço das tuas minhas palavras à 40 dias fiz a histerectomia e não me arrependo e com a ajuda de Deus e da minha família estou cada dia melhor.. Não tive dores além da ardência na região do corte no abdômen o q e normal..mas Alerto, é necessário repouso nos 3 primeiros meses, nada de peso nem abaixar..beba muita água e mantenha uma alimentação leve com frutas , fibras e verduras!! Abraço meninas e coragem p quem precisa decidir entre o fazer!

      Excluir
  14. Eu vou ter que fazer a cirurgia. Retirar útero, ovários, trompas. Meu ovário esquerdo está muito grande e não diminuiu com o medicamento (allurene). Confesso que estou apavorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Arlete,

      Sei perfeitamente como se senti.Mas acredite, pior é a expectativa e o adiamento. Encare como um desafio e enfrente o mais rápido possível o que tem que ser feito. Pense que tudo passa, e muito rápido.Logo estará livre e feliz por ter encarado o inevitável.Lembre-se que tudo podemos Naquele que nos fortalece, Jesus.Confie em Deus em primeiro lugar e vai dar tudo certo. Conte comigo!
      Um forte abraço!
      Anete Carvalho

      Excluir
    2. pode me dizer se depois de 15 dias sentia uma ardência na região das virilhas, parece que esta queimado assado por dentro, nossa que dor....

      Claudia 49 anos - histerectomia total

      Excluir
    3. fiz essa cirurgia ha 40 dias ,sinto dores ainda e essa ardencia eu tive tbm,parece que tá queimando,agora que tá diminuindo,mas as dores não passaram ainda não,parece que estou com febre por dentro,to tomando remedio pra dor e febre,meu medico só depois do carnaval,no dia da cirurgia passei muito mal,vomitei o dia inteiro até as 23;00 hrs qdo injetaram um remedio que graças a deus resolveu o problema,no outro dia não conseguia levantar,doia muito,pra ir ao banheiro ficava bem agachadinha,senão nao conseguia,mas acho que ate hj estou sentindo muitas dores devido eu não ter feito o reguardo direito,meu medo é de ter dado alguma infecção por dentro e ter q abrir tudo de novo.mas deus é mais .mas ao mesmo tempo sinto aliviada por ter feito,sei que ainda vou ficar boa se deus quiser.

      Excluir
    4. Também sinto essa ardência, mas só tem uma semana que operei. Alguem teve esse vazamento de agua rala com sangue no corte da cirurgia? Estou tendo isso, minha medica viajou e só vou vê-la na semana que vem. Será que e normal?

      Excluir
    5. Oi Tania, você resolveu a questão do vazamento de água rala com sangue? Espero que esteja tudo bem com você.
      Eu me chamo Cláudia e fiz histerectomia total e a retirada de um ovário no dia 29 de maio. Estou bem. Tenho gases e dores abdominais, mas tem diminuído a cada dia. Tomo muita água e chá de erva doce. Só saio de casa para ir ao meu consultório, que retomei o trabalho dia 16 de junho, e lá fico sentada de forma confortável.
      O meu médico disse que posso fazer uma comidinha rápida, um café e não devo ficar deitada o tempo todo. Algum movimento ajuda na recuperação, porque diminui o desconforto com os gases. melhoras para todas e força. beijos.

      Excluir
    6. Oi meninas,me chamo Sanusa e fiz histerectomia total.No lugar do corte,não estou sentindo nada,estou com uma infecção urinária,mas já estou tomando o medicamento.Mas estou preocupada,com um líquido marron e com um cheiro forte,que está saindo pela vagina.Alguma de vcs teve isso também?Estou angustiada.Obrigada.

      Excluir
    7. oi sanusa meu nome e irisneide ribeiro fiz histerectomia total em 12 de março de 2014 6 dias após comecei sentir muitas dores e também essa secreção marron e mal cheirosa voltei ao medico que me receitou antibióticos por se tratar de infecção comecei a tomar mais 4 dias após tive uma hemorragia muito grande que me levou a ficar 11 dias internada minha hemoglobina foi a 6 minha recuperação foi muito dolorosa cheguei a este site por procurar alguma resposta para dor intensa que sinto ate hj se fosse vc correria de volta a seu medico.

      Excluir
    8. OLA !!!Eu me chamo zelia tenho 35 anos 2 filhas fiz a histerectomia total a 3 meses devido a sangramentos , miomas e dores , a minha recuperação esta sendo muito dolorida ,ainda nao consegui fazer minhas atividades mesmo sem os sangramentos tenho dores abdominais as vezes sinto um peso em cima da bexiga e uma dor no umbigo, fico preocupada porque esta demorando eu ficar bem de fato ,sem contar as dores nas costas sem explicação que o ortopedista nao entendeu pois os exames eu estou bem .

      Excluir
    9. Vc bate folha de algodão coa e bebe o sumo.cura toda inflamação

      Excluir
    10. Fiz a histerectomia vaginal dia 04/12/14 e estou tendo uma ótima recuperação. Ainda não voltei ao médico e gostaria de saber se os pontos internos são retirados ou caem sozinhos??? Desde já agradeço.

      Excluir
    11. Os pontos internos são absorvidos pelo organismo. Portanto não é necessário se preocupar com eles.

      Excluir
  15. Olá meninas, como estão todas? Fiz histerectomia parcial há 30 dias, me sinto bem, graças a Deus, contudo ainda sinto dores na altura dos cortes (foram 5) ao fazer algumas tarefas domesticas ou ficar em pé por muito tempo... Qto tempo leva para uma recuperação completa? Pergunto pois estou ansiosa para cuidar de meu bebe que tem 1 ano e 7 meses, as vezes me esqueço e o pego no colo, depois sinto uma dor chata e constante. Que Deus as abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, espero que já tenha se recuperado e esteja cuidando do seu bebê e tendo uma vida mais saudável.
      Um grande abraço,
      Anete Carvalho

      Excluir
  16. Boa noite!! Fiz a cirurgia há 9 dias. Confesso q nos primeiros dias achei q não ia suportar. Dificuldade pra movimentar, dor no corte( queimação, essa e a palavra.) ainda to com os pontos. Mas hj estou me sentindo bem melhor. Ah, tenho dificuldade pra pegar no sono. Tbm até hj só deito de barriga pra cima.quem já passou por isso pode me dizerqndo vcs conseguiram dormir numa posição diferente da minha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, espero que esteja se recuperando bem. Se ainda estiver precisando de uma opinião sobre posições para dormir, experimente colocar um travesseiro entre as pernas para dormir de lado. Mas cuidado para não ser um travesseiro muito alto para não ter dores na coluna.Torço para que fique boa logo para desfrutar de uma vida mais feliz!
      Abs,
      Anete Carvalho

      Excluir
    2. Olá! Gostaria de saber sobre o período de repouso sexual. Vou completar 1 mês que fiz hesterectomia tô muito excitada. Nem posso ficar perto do meu esposo.

      Excluir
  17. Boa tarde fiz esta cirurgia dia 7 de fevereiro,Graças a Deus estou bem ,retirei o utero e ovarios aproveitei e ja fiz uma cirugia de hernia umbilical,o mioma estava com quase 3 kilos ,antes de operar eu sentia muito incomodo,era como estivesse gravida ,tinha muito medo da cirurgia e da recuperação ja que sou diabetica, mas r5ecuperei bem e rapido,quem for fazer vai na fé e coragem pois maior é Deus ,bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho 33 anos e vou retirar o utero pq corro serio risco de ter cancer ou sei la se ja estou...minha cirurgia é para daqui a 2 dias...foi mto bom oq ouvide nao so da autora do texto, como tambem das que comentaram o mesmo...as vezes o medo quer me pegar, mas logo coloco Deus a frente e me sinto tranquila, pois maior que ele nao ha. Obrigada, a todas que dispuseram o seu tempo para comentar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, espero que o pior já tenha passado e que já esteja melhor. Parabéns pela decisão! Tenho certeza que logo estará vivendo uma vida muito mais feliz e saudável.
      Que Deus te abençõe e cuide!
      Abs,
      Anete Carvalho

      Excluir
  19. Olá,tenho 37 anos,há 4 meses fiz a histerectomia abdominal ,ficando apenas com o colo do útero e os ovários.Tinha vários miomas há 4 anos,passei de médico em médico,tomei remédios e nada adiantou.Até que o último me perguntou até quando eu iria ficar sofrendo.Devido a problemas de trombofilia,nunca teria filhos então,decidi tirar.Nas primeiras 24 horas foi muito dolorido,e o cirurgião disse que conforme o tempo passasse,ia melhorando.É verdade,estou muito bem,fiquei triste por não poder ter filhos,mas foi necessário.A barriguinha do inchaço sumiu,faço atividades físicas,cuido da alimentação e vivo a vida,o que eu não estava fazendo há 4 anos.Força para todas as mulheres que passam pelo mesmo problema,é tudo o que eu desejo.Liah-São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, tomou a decisão certa! A vida passa muito rápido e não podemos perder tempo com o inevitável. Aceite o que Deus preparou para você e seja grata e se sinta feliz. Se desejar mesmo ter filhos, ainda terá a opção de adotar.Curta seus momentos, principalmente agora com mais saúde
      Um grande Bjo!
      Anete Carvalho

      Excluir
  20. Boa tarde a todos, meu nome e Regina, fiz a cirurgia a 32 dias de histerectomia total, tirei o útero e colo, sinto dores , o meio intestino não funciona direto mais na verdade não funcionava antes, a barriga inchada. mais alguém pode me informar quanto tempo pode ter relação sexual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Regina!

      Aguente firme, aos poucos as dores vão desaparecendo.

      Meu médico sugeriu que reiniciasse a vida sexual após 40 dias. Se você conseguir...rsrsrs
      um grande abraço!
      Anete Carvalho

      Excluir
    2. Oi Regina, chamo-me Vania e fiz a histerectomia total ha 21 dias e tenho muita sensibilidade no intestino, doi quando vou ao banheiro (n 2), mas meu medico disse que eh normal, e que eles nao tocam no intestino, mas esse se acomoda no espaço que estava o utero dai a dificuldade em evacuar. Quanto aos numeros de dias para reiniciar a vida sexual, o seu medico Anete foi mais generoso, porque o meu disse que somente em 90 dias rsrs. Estimo melhoras Regina e parabens Anete pelo blog, muito confortante e informativo.

      Excluir
    3. Ola meninas meu nome é Vanderléia tenho 45 anos,também fiz histerectomia a 40 dias ainda sinto minha barriga inchada e dolorida mas ja fui no retorno médico e ele me disse que está tudo bem,e quanto a sexo o meu médico também disse que só depois de 90 dias.Parabéns pelo blog

      Excluir
  21. Boa noite,fui diagnosticada com nic 3 em 2008,fiz o conização e desde então venho fazendo Papanicolau e colposcopia de 6/6 meses.
    Em abril de 2013 fiz os exames e acusou lesão de alto grau,mas fiz colposcopia com biopsia e não deu nada.O medico pediu q eu voltasse com 6 meses e se o Papanicolau desse o mesmo resultado
    ele iria fazer nova conização.Deu o mesmo resultado,mas ele me cobrou 3.000 pelo procedimento.perguntei se eu poderia fazer logo uma histerectomia pq sempre tive vontade por causa de miomas q me davam muitas cólicas,menstruação abundante e anemia.
    Bom ele disse q antes de fazer cone não poderia pq se desse câncer a cirurgia seria diferente.
    Desesperada por não ter aquele valor pq não trabalho procurei outro medico q fizesse a conização.
    Esse outro medico faria o cone pelo convenio no hospital e se fosse no consultório seria 900 reais.
    Mas ele sugeriu q eu fizesse logo a histerectomia.Eu disse q o medico q me acompanhava não era a favor de fazer histerectomia antes do cone.Mostrei os resultados dos exames de nic 3 mas mesmo assim ele disse q eu não tinha câncer e q o cone iria tirar so um pedacinho e a histerectomia tiraria tudo,e q qualquer colega dele concordaria.Eu como estava doida para me livra do nic e do mioma concordei mas com medo!
    marcamos a cirurgia para dai 1 mês.Ainda voltei nele e batendo na mesma tecla se não iria ter problemas mesmo por causa do nic.Às vezes até ligava p ele ainda preocupada.
    Bom,dia 8 de fevereiro fiz a histerectomia e correu tudo bem.No outro dia ele passou no quarto e disse q foi um sucesso e era para esquecer o nic e hpv .
    Um mês depois peguei a biopsia e nem abri com medo.Levei para ele e quando leu o resultado quase morri,ele disse q era câncer mas q eu estava curada porque tinha dado margens livres e me indicou um onco so por excesso de zelo.Desde esse dia para cá não sei o q faço da vida estou totalmente desesperada sem conseguir fazer nada so pesquisando e ficando mais triste e depressiva.
    Minha consulta com a onco é dia 07/04 e estou com muito medo!Estou desesperada!!Nem sei o q fazer mais...até hj não tive coragem de abrir a biopsia.
    Mal estou conversando com minha filha e meu marido eles não sabem o q estou passando...
    Peço a DEUS q me ajude!!
    Boa noite,fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima,

      Infelizmente não tenho conhecimento para lhe dizer qual médico está certo, mas creio que vai dar tudo certo.
      Sei que deve estar realmente muito angustiada, mas quero te lembrar que existe um Deus que tem o controle de todas as coisas, que te ampara e sustenta. Às vezes, ele permite que passemos por certas situações para testar nossa fé, portanto, amada, creia e tenha bom ânimo, certamente vai dar tudo certo.Estarei orando por você.
      Um Grande abraço!
      Anete Carvalho

      Excluir
    2. Amiga, fale com sua família o que esta acontecendo isso irá te aliviar bastante, fique com Deus

      Excluir
    3. Tenha Fé e entregue nas mãos d Deus

      Excluir
    4. Amiga não tenha medo ano passado tirei a vsicula achamos q era só um cálculo mas na verdade era um câncer de alto grau.. Mas o colo também tava livre fui ao oncologista e não precisei fazer nada de química... Tenha fé você esta curada.

      Excluir
  22. Madalena Asunção10 de abril de 2014 08:11


    Companheiras:

    Passei por uma histerectomia total no dia 27 de março, hoje estar fazendo 15 dias. Bem descobrir por acaso que tinha um mioma subseroso medindo 13,0 x 11,2 cm e mais dois filhotes, a médica, a principio suspendeu a menstruação por três meses como não houve nenhuma regressão do mioma, optamos pelo procedimento cirúrgico. Ela sugeriu e aceitei de imediato, pela opção da histerectomia já que eu já tenho 47 anos e não pretendo mais ter filhos. Como foi a minha primeira experiência cirúrgica, o 1º passo foi me preparar psicologicamente. Encontrei muita paz e tranquilidade na oração. Entrei no centro cirúrgico na maior tranquilidade. A cirurgia foi maravilhosa... A recuperação em si estar indo bem, não sentir dor, não tive problemas com gases, porém estou cumprindo todas as recomendações médicas. Sendo que no 12 º dia apareceu uma secreção no lado esquerdo da incisão. Liguei para a médica fui ao consultório, ela espremeu bastante retirando toda a secreção e me medicou com antibióticos para que não evoluísse. Faz quatro dias que estou tomando os medicamentos. A secreção desapareceu em dois dias, farei o tratamento durante sete dias. No mais estar tudo perfeito. Quem for se submeter a esta cirurgia não tenha medo, ore a Deus e peça tranquilidade e paz e encare tudo com maior naturalidade possível, pois isto me ajudou muiiitooo e tenho certeza absoluta que irá ajudar você também.
    Fiquem com Deus!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Fiz a histerectomia abdominal há um mês. O médico disse que não há necessidade do uso da cinta, mas gostaria de saber se quem fez usou e quais os benefícios ao usá-la.

    ResponderExcluir
  24. fiz a histerectomia há 9 dias ainda não retirei os pontos e estou sentindo dor no abdomem perto do umbigo , parecendo uma queimação e estou com medo de ter aberto os pontos internos, tive uma crise de rinite e espirrei muito e a cada espirro e sentia uma dor absurdo È normal sentir queimação no abdomem?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Fiz uma histerotomia vaginal em 20/12/2014, aconselho a qualquer mulher que sofre de cólica e hemorragia. Antes eu não tinha qualidade de vida. Praticamente só fiquei de repouso absoluto 03 dias. A cirurgia é muito tranquila, graças a Deus, não tive hemorragia. Na biopsia foi constatado que o menor mioma que eu tinha era de 2 cm , fora os calcificados. No exame, os médicos não tinham essa visão.Este tipo de procedimento, sem o corte na barriga é um pouco raro, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha eu vou fazer dia 8 de janeiro..pode me dar mais informações do pós operatório estou bem nervosa. meu face é Patricia Alves..bjs

      Excluir
  27. Olá gurias, estava lendo todos os posts, eu também irei fazer a histerectomia, por enquanto é subtotal, porém como diz meu doctor, pode ser que precisemos na hora retirar mais alguma pecinha, rss, bem tenho três miomas gdes e alguns pequenos, submucosos, intramural uma salada. Espero realmente poder manter meus ovários e colo do útero, mas sabe- se lá, estou me preparando psicológicamente, amanhã irei ver o médico , para decidirmos o dia, penso que vai ocorrer tudo bem, e me livrarei dos sintomas, to cinquentona e quero aproveitar mais a vida sem ter q estar mestruada sempre, bjbj e volto a contar depois.

    ResponderExcluir
  28. Ola! Fiz a histerectomia total e retirei um ovario ha 22 dias. No primeiro dia senti muita dor, mas depois foi melhorando. Meu medico disse q ja posso fazer td q fazia antes, ate dirigir, menos pegar peso. Acho meio cedo, pois sempre ouvi falar q o repouso era bem rigido. Estou com medo de voltar as atividades e acontecer algo. Bjs fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho 35 anos e fiz uma histerectomia total. O motivo foi mioma, estava crescendo rápido, além das dores, inchaço e muitos coágulos na menstruação. Hoje completo 16 dias de operada. A cirurgia foi tranquila, o primeiro dia também mas, apesar do médico recomendar andar um pouco, não consegui. No dia q levantei, dei os primeiros passos, com muita dor, tontura e fraqueza. Me deram banho sentada, pois, não conseguia ficar em pé, era grande a sensação de desmaio. Passei uma semana com fraqueza, dores e muitos gases. A barriga ficava enorme, e o intestino só funcionava por causa da alimentação rica em fibras e poraue tomava remédio ( tamarine ). Meu médico retirou os pontos após 8 dias e, curiosamente, a metade direita do corte está ok, sem dores fortes e pontos e corte fechados mas, do lado esquerdo os pontos estão vermelhos, um deles sangra só um pouco, algumas gotas ou sai uma secreção transparente. Também sinto dores fortes, deste lado, quando fico em pé por mais de 3 minutos. Será que isso é normal? Estive pensando em procurar o médico, porque a cabeça imagina mil coisas mas, pelos depoimentos aqui encontrados, me parece que a dor é algo comum, só acho estranho ser forte apenas em um lado. Também sinto a tal queimação aqui comentada no corte e perto do umbigo. Queria deixar uma dica: é sempre bom ouvir mais de uma opinião médica. Falei com 3, um deles não queria operar, disse que poderia conviver com isso, e os outros dois discordaram. Por enquanto acho que fiz a melhor escolha. Me senti muito segura com o médico, isso é muito importante. A minha barriga ainda está inchada e calumbada, como comentou uma das relatoras acima, aliás, e tentei usar a cinta mas, por causa da dor que mencionei, não estou conseguindo, será que está cedo para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,
      A minha melhor amiga nesses dias foi a cinta, no dia seguinte já estava com ela, por orientação médica. Realmente foi bem dolorido nas primeiras horas de uso, mas depois se tornou minha tábua de salvação. Justamente, porque, a cinta que sustenta a barriga, nos dá segurança. O pior momento pra mim, é a hora de tomar banho, a hora que a barriga está solta.
      Tenho exatos 19 dias de operada, então, converse com seu médico neste sentido.
      Boa sorte e uma excelente recuperação!!!

      Excluir
    2. Olá meninas, hoje esta completando 28 dias que retirei útero e colo.
      Estou tendo um ótima recuperação , eu orientada pela infermeira já sai do hospital com cinta , ela me orientou a manter o uso inclusive para dormir pois quando levantamos sentimos muitas dores e realmente a cinta ajuda a manter o abdomem firme e as dores mais suportáveis. Hoje já consigo dormir sem a cinta mas vou manter o uso emquanto me sentir insegura. Outra coisa que usei e foi fundamental foi o Óleo de Copaíba , ele é antinflamatório, antimicótico, tem auto poder de cicatrização... usei no começo 10 gotas e agora estou em 5 gotas por dia. Pesquisem sobre ele e vejam o quanto ele pode ajudar neste momento que precisamos melhorar nossas defesas.

      Excluir
  30. Olá, meninas!!! Também passei por uma histerectomia abdominal há 19 dias. Tenho 41 anos, duas filhas que nasceram por cesariana.
    Então, após vários episódios constrangedores de sangramentos excessivos e a descoberta pelo hematologista que meu sangue estava com taxas muito inferiores do necessário para uma vida saudável, ele me encaminhou para um gineco, para que paralelamente fosse submetida à exames e tratamentos mais direcionados.
    Desta forma, fui diagnosticada por três anomalias uterinas. A endometriose com foco no reto, a adenomiose e o mioma e, a partir daí, iniciamos um tratamento para primeiramente reduzir o máximo a endometriose, com medicação oral e injetável.
    Após todas essas investidas, não houve outra coisa a fazer, tivemos que marcar a histerectomia, mesmo tendo um certo sucesso com tratamento, porque, houveram diminuições significativas de tamanhos e proporções, a minha "hemorragia" voltou a atacar...rs
    Logo, me encontro de repouso absoluto, após 19 dias de cirurgia!
    Os primeiros dias, ou melhor, as primeiras 24h foi frenético sim, dores que jamais senti com os dois partos de cesariana que já fui submetida.
    Hoje, estou bem melhor, mas com muita cautela e restrições. Nada comparado aos primeiros dias.
    Vale salientar que, agradeço a Deus por ter me concedido a oportunidade de tratamento, a dor é meramente uma consequência.
    A certeza que dias melhores virão, é o combustível da VIDA.
    Um beijo enorme à todas...FÉ, palavrinha pequena, mas de uma grandiosidade absurda!!!
    Use-a com toda a força e perseverança!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi gente! Hoje completa 16 dias que fiz histerectomia completa.
    Eu tinha uma anemia que não tinha medicação e alimentação que resolvesse. As menstruações eram intensas e dolorosas. Meu útero estava crescendo, parecia estar grávida. Também havia um mioma. Os ovários também tinham cistos. Como já tenho dois filhos, a médica recomendou a retirada completa.
    Quanto à cirurgia, foi tranquila, porém no 2º dia senti fortes dores. Não podia sequer tocar na barriga. A médica examinou e adiou a alta até que diminuísse o inchaço. No 3º dia fui para casa. O intestino foi o mais problemático, foi a parte mais crítica, por isso acho que o médico deveria ter indicado fazer limpeza intestinal antes, assim teria apenas os efeitos dos gases pós cirurgia.
    Agora estou bem, tenho uma sensação de bem-estar, leveza. A barriguinha está lá dentro. Pelo visto muita coisa vai mudar, vou voltar a usar os justinhos. Aquele barrigão do mioma, já era.
    Boa sorte às que irão fazer e boa recuperação.

    ResponderExcluir
  32. Oi meninas !! Tenho 53 anos 3 cesáreas, 1 Ca de tiroide e agora dia 05/05/2014 uma Histerectomia sub total pelo abdome. Minha ginecologista não é a favor da Histerectomia ou de nenhuma operação,a não ser que realmente seja necessário,sendo assim o meu medo tbm era grande,mais não aguentava mais o fato de ter muita hemorragia e estar constantemente anêmica e passar por
    vários constrangimentos rsrs .Resolvi dar um basta tenho muita FÉ no Deus maravilhoso que sirvo,e
    no dia anterior a operação ouvi musicas que me deram muita Paz para a hora da cirurgia,com 48 horas estava em casa,dizer que é fácil não é, mais temos que perseverar a dor é grande,e ardência
    tbm e quem esta cuidando de mim e meu marido e filhos,pois moramos muito longe dos familiares.A minha médica assim que me deu alta ,falou que só iria me ver 30 dias depois,fiquei sem o curativo pois ela passou uma cola que achei fantástica para impermeabilizar o local....O que posso dizer é que agradeço a Deus,por ter acesso a essa cirurgia.E que sei que daqui a alguns dias olharei para trás e direi agora sim estou retomando a vida que eu mereço....Melhoras a todas.

    ResponderExcluir
  33. Olá! Tenho 37 anos e dois filhos. Descobri em abril um câncer de colo de útero. Fiz histerectomia total ampliada onde tiraram tudo...útero, colo, ovários, trompas e os linfonodos da virilha. A cirurgia foi super tranquila. Foi pela incisão da cesariana, só que um pouco maior. Mas o que me incomoda d+ são os gases. É quase um parto normal. E dói também para fazer xixi. A sensação da bexiga esvaziando é terrível! !! Estou com 13 dias de operada e espero em breve nãosentir nada!!!

    ResponderExcluir
  34. Ola.vc sabe se pode fazet aesterectomia estando menstruada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adny bom dia !! Pelo que a minha médica havia comentado comigo não!! A não ser que seja bem pouquinha menstruação,acredito que não tenha problema. Hoje faço 14 dias de operada.
      Vai dar tudo certo vai com FÉ.

      Excluir
    2. fiz hesterectomia dia 9/9/2014 e estava menstruada fizeram assim mesmo parece que e normal.


      Excluir
    3. Estou operada à 5 dias. Meu médico me avisou que operaria comigo menstruada mesmo, e mesmo eu sendo anêmica. Também me avisou que se precisasse eu faria transfusão de de sangue, mas não precisei. Estou bem, sem dores, gases e intestinos controlados.

      Excluir
  35. Fiz histerectomia a 37 dias ainda sinto minha barriga inchada e dolorida.Será que é normal?Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  36. fiz histerectomia há 14 dias, com retirada de cólo de útero, útero e trompas. Fiquei 2 dias no hospítal, tive um pequeno sangramento na hora da cirurgia, depois que passou a anestesia, senti uma dor insuportável, fui medicada e fiz exame de sangue, mas estava tudo bem. A primeira semana foi de muita dor, não conseguia nem tomar banho sozinha, milha unica filha de 16 anos é que me ajuda. Já estou tomando banho sem ajuda,mas não consigo enxugar os pés, ando só em casa e tenho feito repouso, tente abaixar, mas sinto muitas dores ainda, inclusive ao urinar.Meu medico falou que relação sexual só depois de 60 dias. Agradeço a Deus pela sua misericórdia e por me encaminhar para a cura, pois eu menstruava quase o mês todo, estava com uma anemia grave e minha vida conjugal comprometida devido as dores nas relações, tinha uma mioma muito grande; gostaria de saber em quanto tempo posso dirigir e abaixar, sem sentir dores, pois só caminho com marcha muito devagar. Deus abençoe todas vocês que já fizeram a cirurgia e aquelas que ainda irão fazer. Que Deus nos abençoe. bjs pra todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda minha querida tenha calma !!.Tbm estou me restabelecendo como vc, hoje faço 24 dias de operada já estou andando bem melhor,não sinto dores mais ardência quando ando, um pouco mais dentro de casa.Quanto ao banho ainda não chego aos pés mais já tomo banho sozinha a uns 5 dias,meus pontos ainda não caíram mais creio que na próxima semana que vai fazer 30 dias vou na minha médica e ela já me libera inclusive para dirigir.Minha amiga a palavra de ordem para nós nesse momento e paciência é só o que temos que ter.Eu ainda mais pois moro em um estado bem longe dos meus familiares e atualmente Graças ao Bom Deus só posso contar com meu marido para fazer tudo.Sendo assim, tenha a Paz de Deus e perseverança nada como um dia apos o outro !!!! Bjus

      Excluir
  37. fiz histerectomia há 14 dias, com retirada de cólo de útero, útero e trompas. Fiquei 2 dias no hospítal, tive um pequeno sangramento na hora da cirurgia, depois que passou a anestesia, senti uma dor insuportável, fui medicada e fiz exame de sangue, mas estava tudo bem. A primeira semana foi de muita dor, não conseguia nem tomar banho sozinha, milha unica filha de 16 anos é que me ajuda. Já estou tomando banho sem ajuda,mas não consigo enxugar os pés, ando só em casa e tenho feito repouso, tente abaixar, mas sinto muitas dores ainda, inclusive ao urinar.Meu medico falou que relação sexual só depois de 60 dias. Agradeço a Deus pela sua misericórdia e por me encaminhar para a cura, pois eu menstruava quase o mês todo, estava com uma anemia grave e minha vida conjugal comprometida devido as dores nas relações, tinha uma mioma muito grande; gostaria de saber em quanto tempo posso dirigir e abaixar, sem sentir dores, pois só caminho com marcha muito devagar. Deus abençoe todas vocês que já fizeram a cirurgia e aquelas que ainda irão fazer. Que Deus nos abençoe. bjs pra todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, retirei os mesmos órgãos que vc. Estou com 11 dias de cirurgiada. Como vc está hoje? Sua saúde foi restabelecida por completo? Graça e paz.

      Excluir
  38. Boa tarde meninas, fiz minha histerectomia total dia 19 de maio, a príncipio seria uma histerectomia subtotal, mas no final resolvemos que seria melhor tirar tudo, já que os ovários e cólo do útero estariam com alguns problemas. A cirurgia correu tudo bem, a recuperação foi dolorosa, mas nada que uma mulher não aguente, hoje faz um mês ainda sinto dores, um ponto que inflamou ainda não fechou, faço curativo todo dia , mas espero que mais um tempo e ele cicatrize. Os fogachos já começaram, como não pretendo fazer reposição hormonal química, estou usando florais de Back e alimentação para ajudar a reposição natural, irei fazer também acupuntura na próxima semana, vou recomeçar minhas caminhadas na esteira em breve, porque atuvidde física é primordial nessa fase da vida, uma coisa tenho a agradecer, após a cirurgia passou minhas dores de cabeça, que já estavam ficando insuportáveis e diárias, só por isso e por não mais precisar me sentir refém da mestruações já valeu tudo! Um abração meninas, e quem não fez ainda tenho que dizer, leiam sobre o assunto, se preparem psicológicamente, falem com seu médico e bola para frente. Bjbj

    ResponderExcluir
  39. Oi Sandra e todas desse blog, concordo com você: precisamos nos informar e nos preparar antes de uma cirurgia como essa. Eu me chamo Claudia e fiz a Histerectomia abdominal com retirada do útero, colo e um ovário no dia 29 de maio. Hoje me sinto muito bem e agradecida por ter tido coragem para enfrentar tudo. Creio que dias melhores virão e o mais importante é a recuperação. Ter repouso e alimentação balanceada. Amanhã vou ao médico e espero que ele me libere para fazer caminhadas, pois engordei. Sandra, vejo que você superou e está superando tudo com muita fé e coragem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Boa noite,meu nome é Sanusa,hj faz 8 dias que fiz a histerectomia total.Estou preocupada com uma secreção aquosa,marron e com cheiro forte,que está saindo pela vagina.No corte está tudo bem,sequinho.Se alguém teve e puder me ajudar ficarei grata,só voltarei ao médico no dia 17.Abraços.

    ResponderExcluir
  41. Fiz Histerectomia há 2 anos. Funcionalmente foi a melhor coisa que fiz. É muito bom não ter o incomodo de menstruar mais. Só que os tais gases me incomodam até hoje. Estou pra fazer uns exames de abdômen total pra ver se os gases tem outra causa. Porque diz o ditado popular que tirou o útero a vesícula vem na sequência. Tomara que não é que sejam realmente os gases pelo trauma cirúrgico.
    Eu continuei com os ovários. Engordei uns 6 quilos mais por conta de que as caminhadas que fazia antes da cirurgia eu ter deixado até hoje em dia e dizem não ser bom! Espero conseguir retornar às tais caminhadas pra ver se me livros dos tias gases que as vezes me atormentam.

    ResponderExcluir
  42. Olá meninas! Eu me chamo Sayonara e vou fazer histerectomia daqui a cinco dias, confesso que estou com um pouco de medo, mas, confiante que vai dá tudo certo. Estou com mioma e adenomiose , faço tratamento a 3 anos, mas o útero cresceu muito no ultimo ano, por isso a necessidade da cirurgia. Li todos os depoimentos e fiquei mais tranquila, espero que a minha recuperação seja tranquila como foi para algumas de vcs. Depois do procedimento volto para contar como foi. Um grande bjo a todas.

    ResponderExcluir
  43. Ola fiz uma histerectomia a 75 dias tive queimação na virilha, um corrimento escuro com mau cheiro devido a uma ma absorção dos pontos internos depois que o médico me indicou o antibiótico ainda persistiu um corrimento esverdeado. agora ´para piorar tive relação sexual e para minha surpresa sangrou... estou com medo que seja alguma coisa ruim .... alguém já teve estes sintomas me ajudem ....

    ResponderExcluir
  44. Olá, fiz histerectomia no dia 10 de junho deste ano.Não sei se fiz a coisa mais certa, tenho muitas dores ainda principalmente dor pélvica, a doutora disse que minha cirurgia foi grande, além da retirada de um mioma fora do útero.Estou com uma dor a alguns dias do lado esquerdo da barriga na região do ovário, uma dor que desce queimando até a virilha, acredito que esteja ovulando pois o mês passado nesta mesma época senti esta dor, que alias me acompanha a muitos anos.Achei que com a cirurgia fosse me livrar dela.Estou cheia de esperança que após 3 meses eu esteja bem melhor, segundo minha médica pelo tamanho da cirurgia este será o tempo necessário para minha recuperação total.

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal, oi Anete! Parabéns pelo trabalho que ajuda tanto nós mulheres.Me chamo Regina, tenho 40 anos e uma filha de 18 anos que tem cuidado de mim, um presente de Deus.fiz histerectomia total, mas deixei um ovário.Li todos os depoimentos, pois fiz a cururgia no dia 24 de julho, no dia seguinte tomei meu banho sozinha, lavei os cabelos, até me maquiei p receber as visitas, rsrs, estava super bem psicologicamente e a necessidade de acalmar minha família que estava muito preocupada, principalmente minha mãe. Mas com o passar dos dias, senti as dores aumentando, uma enorme queimação por dentro, e a pele em volta do umbigo e dos lados, pareciam queimaduras, mal consigo tocar.Tento andar um pouco em casa, mas confesso sentir muito cansaço.Têm dias que sinto mais do que outro.Venho me preocupando muito com meu intestino, ao evacuar ou soltar gases, sinto dores insuportáveis e olha que estou tomando luftal direto. Daqui a dois dias tá marcado p tirar os pontos.Serà que dói? Tenho dúvidas sobre o tempo p retornar a atividade sexual, pois tenho um marido "apressadinho" e confesso que eu não fico muito atrás.rsrs
    Gostaria de saber de quem fez, após quanto tempo a mulher consegue ter relação sexual? sente dores? eu sofria muito pela adenomiose e miomas. Outra dúvida: esse problema do intestino serà resolvido?
    Realmente é muito sofrimento.Mas Deus sabe de todas as coisas, apesar das dores, que de repente é normal, é melhor a gente tomar coragem p se livrar do que no futuro poderá virar uma doença pior. Aguardo resposta de quem puder me ajudar e deixo aqui minha gratidão pelo blog tão importante.
    Coragem p quem precisa fazer!
    Daqui a uns dias voltarei p contar como estou.É muito bom poder compartilhar com pessoas que ptecisam saber e passam a mesma situação.
    Bjs p todos!

    ResponderExcluir
  46. oi bom dia,fiz minha cirurgia ha 28 dias,estou bem só um pouco de incômodo ao caminhar mesmo dentro de casa.parece que tem alguma coisa solta,tentei usar a cinta mais não consigo.alguém sentiu isso por favor me respondam.tenho 49 anos não tenho fihos.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, fiz a histerectomia total há 50 dias para retirar um mioma, que nunca me incomodou e nem estava tão grande (0,5 cm e outros menores) a cirurgia foi ótima uma excelente recuperação. Levei um susto muito grande, o anestesista aplicou uma dose excessiva(palavras dele) de morfina junto com a ráqui. Tive uma reação alérgica acordei com uma coceira e como num ato de loucura tirando sonda, soro.... me deram um diazepan (sossega leão) com isso tive a primeira parada respiratória e depois mais duas. Fui para o oxigênio o anestesista aplicava medicamento a cada 20 minutos para eliminar a morfina do organismo. O mais desesperador foi não ter o oxigênio na hora em que precisei, a sorte que meu irmão e minha filha estavam atentos e o pior não aconteceu. Por um milagre acordei no dia seguinte. A clinica é nova a cirurgia foi paga o cirurgião ótimo, mas o anestesista quase me matou.Depois desse susto enorme estou ótima doida pra voltar para academia. Já tinha feito outras cirurgias com ráqui e anestesia geral e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite. Tenho 21 dias de cirurgia de hesteroctomia total onde foram tirados o útero os ovários e o colo do útero tenho 44 anos e 3 filhos abençoados. As dores realmente são fortes nos primeiros dias. Na minha cirurgia deu um acúmulo de líquido que o médico passou a retirar de dois em dois dias mas a dores ainda eram fortes. Ele passou a drenar todos os dias e as dores foram cessando. Mas o inchaço e os gases ainda tenho um pouco. Hoje graça a Deus não tenho dores a não ser quando ando muito dentro de casa ou fico muito sentada. Ai sinto um pouco de dor e ardência e um queimor por dentro no local da cirurgia. Minha alimentação esta controlada bebo bastante água. Até mesmo para evitar uma infecção e o intestino funcionar bem. Depois de ums dias de operada já estava tomando banho sozinha só precisando de ajuda para vestir a sinta e fazer meu curativo. Hoje ja faço tudo sozinha. Vou fazer uma viagem com minha família e vou estar com 75 dias de
    operada e gostaria de saber se poderei pegar sol e viajar muito tempo sentada? Com quanto tempo poderei fazer exercícios físicos e caminhada? Alguém que tenha passado pelo mesmo processo de cirurgia e ja esteja com mais tempo que eu se puder me ajudar eu vou agradecer.

    ResponderExcluir
  49. Olá! Tenho 44 anos e fiz histerectomia com retirada de um ovário há 11 dias. Os primeiros dias foram terríveis, mas após 4 dias melhorou muito o nível da dor e os gases. Hoje me sinto como se tivesse feito uma cesárea apenas. Retirei os pontos há 3 dias e na hora não percebi, mas na linha do corte, por baixo da pele,há uma espécie de 'cordão' de fora a fora na linha da cicatriz. Como não notei isso na hora, não perguntei ao médico, mas como a sensação de amortecimento da barriga está passando, este 'cordão' está bem perceptível quando passo a mão no corte. Alguém sabe me dizer por que esta saliência tão pronunciada atrás da cicatriz e se ela desaparece com o tempo? Aproveito para agradecer todos os depoimentos deste blog, pois eles me ajudaram muito a entender melhor a cirurgia pela qual eu passei. Anete, parabéns pelos esclarecimentos e pelo carinho. um abraço! Maria José

    ResponderExcluir
  50. Ola! Tenho 29 anos tem 32 dias que pasei pela cirugia de histerectomia total. Ate hoje sinto dor ao evacuar e dor ao urinar... quero saber se ta normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, acho que no seu caso, o melhor é procurar ajuda do seu médico para uma avaliação. Fiz a mesma cirurgia há 11 dias e sinto apenas um leve peso sobre a bexiga ao urinar. Meu médico disse que é normal por que a bexiga está se reacomodando por que antes ela ficava sobre o útero que foi retirado. Mas não sinto dor, é mais um incômodo e meu intestino funciona normalmente desde o terceiro dia após a cirurgia. No seu caso, sugiro falar com seu médico sobre esses sintomas. Um abraço e boa sorte! Maria José

      Excluir
  51. Ola,faz 18 dias que fiz cirurgi retirando o utero e trompas,gracas a Deus correu td bem'sinto dores,e mt dificuldade ao fazer necessidades,e tbem me preocupa como se fosse uma gordura acima d corte,isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiz a retirada do útero e um dos ovários há 22 dias. Estou super bem, sem dores, apenas com a barriga um pouco dolorida e inchadinha ainda (e meu médico disse que é normal). Ainda não tive alta para dirigir, andar e nem fazer minhas atividades rotineiras, mas acredito que no próximo retorno, daqui a 2 semanas, meu médico deve me liberar para dirigir. Sobre essa espécie de gordura que mencionou, eu também notei, mas após a 2a. semana da cirurgia, começou a ´passar a sensação de anestesia na barriga e essa gordura foi sumindo. Percebi também uma espécie de cordão por dentro da pele, de fora a fora no local da cicatriz, mas liguei para o meu médico e ele disse que é normal, que essa linha é a cicatrização interna por que eu já tinha tido esse corte uma vez e a cada vez que ele é aberto, a cicatrização fica mais evidente (eu já tinha tido um corte neste mesmo local por causa de uma cesárea) e meu médico disse que conforme o tempo for passando esse cordão vai ficando mais e mais imperceptível. Sobre a dificuldade para evacuar, coma ameixa, uva passa, mamão e alimentos que contenham fibras e ajudem no funcionamento do intestino. Espero ter ajudado, mas se tiver mais dúvidas, fale com o seu médico. Este é o melhor caminho. Um abraço e boa sorte na recuperação!

      Excluir
  52. Olá pessoal. Fiz uma histerectomia total abdominal, exceto os dois ovários que foram mantidos, em 12/08/2014. Retirei os pontos em 20/08/2014. Sentia dores abdominais que é normal, bem como não podia tossir, espirrar ou rir, pois dava a impressão que os pontos iam estourar e doia muito. Hoje estou bem, a barriga continua inchada, nunca tomei luftal, pois o médico não prescreveu nada disso, somente Naturetti, caso sentisse muita dor devido intestino preso. Tomava bastante água, comia frutas como mamão, mexerica, manga e outras frutas que soltavam o intestino. Senti muita dome nas primeiras semanas, comia macarrão com feijão, carne (aliás bastante carne devido anemia causada pelos miomas) . Hoje não sinto toda essa fome como normal. Ainda tenho um pequeno sangramento no absorvente, mas quando vou fazer xixi, não sai sangue nenhum. Meu único problema atual é um inchaço próximo ao tornozelo que começou com uma dorzinha atrás da batata da perna direita e desceu para o calcanhar. A região está inchada e avermelhada, além de doer quando tento pisar no chão. Estou aguardando retorno do medico para esclarecer se isso é normal. Fora isso, a cirurgia foi ótima, o médico muito competente além de me visitar todas as manhãs para saber como eu estava. Operei as 18:00 do dia 12/ e tive alta às 09:00 do dia 14/08, pois o medico percebeu que eu estava muito bem. Meus miomas mediam até 10 cm e o utero total media 1300 cc e os miomaz etavam comprometendo a bexiga e o intestino, que o médico so descobriu isso ao fazer a cirurgia. Tentei tomar unha de gato e uxi amarelo, mas para o meu caso não surtiu efeito. Mas sei que para outras pessoas deu certo, por isso sei que cada caso é tratado individualmente, seja por chá ou por cirurgia. Graças a Deus Ele guiou as mãos do medico e do anestesista. Quando tiver novidades sobre o inchaço no tornozole, postarei aqui. O importante é aceitar a cirurgia, pois desde 2012 que venho adiando, pois a minha cabeça não aceitava, mas não dava para esperar mais. Se eu adiasse mais, outros órgãos poderiam ser danificados. Um abraço a todas vocês. Marta - 47 anos solteira e sem filhos.

    ResponderExcluir
  53. Fiz a histerectomia total em 08/07/2014, já fazem quase 60 dias e ainda sinto dores, queima muito quando fico sentada, e meu intestino está muito difícil para funcionar, somente com ducolax. Pensei que me recuperaria mais rápido mas, paciência.

    ResponderExcluir
  54. Fiz minha cirurgia dia 26/08/2014, gostaria de saber se alguma de vcs usaram cinta, tinha adenomiose e tbm tive que me submeter a uma histerectomia do utero e colo, continuo com os ovários, tenho 37 anos e dois filhos, estou com dor na hora em que caminho, mas se Deus quiser, com o tempo tudo passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz essa cirugia pelo mesmo motivo q o seu
      Sinto esse mesmo pesso e sensao d fazer xixi toda hora vou no banheiro e nada. Somente isso q ta me encomodando e estou com 2 meses ja. Vou ao medico quarta feira saber o pq...

      Excluir
  55. Ola! Tem 62 dias que fiz histerectomia. O medico falou que tava liberada pra fazer tudo. Sobre sexo decidi esperar mais, alguma de voces ja fez sexo com 62 dias. Estou na duvida.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde! tenho 51 anos , já tem 1 ano
    e 3 meses que fiz a cirurgia de histerectomia subtotal só não retirou o colo do útero .
    só que continuo sentindo dormência e uma dorzinha na barriga do lado esquerdo e as vezes sinto como se tivesse alguma coisa andando por dentro e muitos gases é normal sentir tudo isso. estou muito preocupada, já fiz ultra som abdominal total e não deu nada, por favor me ajudem. Obrigada , desde já !

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde a todos e muito obrigado por tdo que aqui se encontra.
    Sou africana e vivo em MOCAMBIQUE , sou mae de 3 filhos, tenho 36 anos, a minha ultima filha tem 20meses, desde o nascimento dela que passei a ter o periodo prolongado por vezes ate 12 dias, so que nos dias 16/09/14 meu periodo apareceu no meu normal e fiquei 7 dias. No dia 30/09/14 comecei a sentir uma dor profunda no baixo ventre lado esquerdo uma dor pior que a dor de parto fui correndo ao hospital, fui de urgencia pra sala de operacoes porque o medico que me fez a eco disse que tinha uma gravidez etopica e que a minha trompa esquerda estava danificada mas que a dor que tava sentindo parecia que tava morrendo e assim fui tirada a trompa esquerda e 2 dias depois tive alta e ca to em casa me recoperando e depois de 5 dias parei de tomar antibioticos ja os analgesicos tomo por vezes por causa dum certo dsconforto no corte e dor de cabeca. Hje faco 12 dias depois da cirurgia e tenho muitos gases e sinto que nha barriga ta um bocado maior.
    Muito obrgd a todos Felicia

    ResponderExcluir
  58. Bom dia meninas,achei ótimo este blog,bem estou com uma menstruação alterada em volume e dor, isto há alguns meses,agora procurei ajuda e o médico na hora pediu uma curetagem com biopsia pois meu endométrio está com espessamento,descobrimos então que tenho mioma e pólipo nessa região mas com biopsia negativa,logo eu sendo diabética a solução que foi dada seria o uso o mirena ou medicamentos,eu não aceitei,pois estou sofrendo com estes sintomas há bastante tempo e a única alegação em não retirar é a diabete que se encontra controlada,bom se alguém puder me ajudar o médico colocou bastante medo em mim,inclusive risco de morte mesmo assim eu não mudei de ideía,trabalho o dia todo e estou menstruando duas vezes ao mês,sou professora e não posso estar ausente da sala a todo momento para trocar o O.B eu quero qualidade de vida,se alguém puder me ajudar,que tenha passado por isso e seja diabética,já sou eternamente grata,agendei a cirurgia para dezembro qdo entro em férias escolares,assim não prejudico minhas crianças,um abraço a tdas!

    ResponderExcluir
  59. ola fiz hesterctomia total a 30 dias mas quando me sento nao sinto dor mas ao lavantar sinto muita dor no canal do reto e tenho que andar para a dor e melhorando alguem ja sintil essa dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de fazer essa cirurgia e também sinto essa dor. Acredite: são gases!

      Excluir
  60. Eu fiz histerectomia em 25/09/14 foi via vaginal. Só sinto problema com gases mesmo tomando luftal e comendo bastante fibras, frutas e legumes, os gases persistem..Não tenho nenhuma dor na vaginal. ..espero que o desconforto passe logo. Já fui fazer revisão e preciso voltar daquj a 20 dias novamente. Sexo o médico disse que só após 40 ou 60 dias conforme a cicatrização. ...Já faço minhas tarefas sem exageros e me liberou pra fazer caminhadas. ..desejo à todas que passaram e vão passar por isso que tenha muita fé e se recuperarem bem. Eu indico a histerectomia vaginal porque é a menos invasiva e menos dolorosa...meu médico é maravilhoso e muito atencioso.

    ResponderExcluir
  61. Fiz histerectomia total com retirada do utero, ovários, trompas no dia 29/09/13, ainda sinto dores nos quadris e na lateral esquerda e tenho muitos gases, no entanto o que mais me incomoda é que minha barriga contrai como se eu fosse ter um bebê, todas as vezes que fico sentada ou em pé por mais de 5 min, isso acontece estando de conta oi não, gostaria de saber se é normal e se alguém já sentiu ou sente isso.

    ResponderExcluir
  62. Fiz uma histerectomia parcial por videolaparoscopia ontem,.dia 29/10/14 as 10:30 da manhã e hoje as 15:00 horas já recebi alta. Eu tinha um mioma pediculado de 17 cm e mais alguns miomas intramurais. Adiei varias vezes a cirurgia por medo, mas agora eu estava decidida. Graças a Deus estou muito bem, tenho pouca dor, parece dor de quando se faz muita abdominal e dores nos ombros devido ao gas inflado no abdome.

    ResponderExcluir
  63. Tenho 43anos tenho dois filhos e fiz histerectomia retirada de tudo eu gostaria que de saber se e normal descer uma secreção escura algumas vezes clara e. Normal .......Hoje estou com 28 dias de cirurgia o que posso fazer .....O Médico me proibiu de dirigir e erguer peso ..... Estou me recuperando bem graças a Deus??????


    ResponderExcluir
  64. Boa noite, tenho 23 anos e a sete meses fiz uma histerectomia com preservação dos ovários. Tinha uma ferida no meu útero que estava virando câncer.
    Foi bem difícil resolver fazer a cirurgia, pois quando descobri o ferimento estava pensando em ter um filho.
    Meu pós cirúrgico foi tranquilo, só sentia muita dor de cabeça por causa da anestesia raquidiana, a recuperação e lenta, e requer muitos cuidados.
    Hoje tenho uma vida tranquila, não sinto nada.
    Tou querendo voltar a fazer musculação mais meu medico falou que ainda e muito cedo, que e para evitar colocar força o máximo que puder ate completar um ano de cirurgia.
    Realmente, quando pego uma criança no colo, por exemplo, ou carrego um balde de agua, sinto um incomodo no local da cirurgia.

    ResponderExcluir
  65. Oi, fis hequistotermia total a 27 dias, estou mim sentindo muito em comodada,é normal sentir sintomas da tpm depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
  66. OLÁ, VOU FAZER HISTERECTOMIA, SEM A RETIRADA DOS OVÁRIOS. NÃO SEI SE O NOME DA CIRURGIA É HISTERECTOMIA TOTAL. O QUE É HISTERECTOMIA TOTAL? MEU ÚTERO ESTÁ COM 5 MIOMAS PEQUENOS E 290 CM CÚBICOS. SE ALGUÉM SOUBER O QUE É HISTERECTOMIA TOTAL, ME DIGA, POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia! Sobre esse o tema: "a histerectomia é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia geral, que consiste na retirada total ou parcial do útero e anexos. É dita total quando se retira o corpo e o colo do útero; subtotal, quando só se retira o corpo do útero e radical quando, juntamente com o útero, são retirados os ovários e as trompas de Falópio (que ligam os ovários ao útero)."
    informação retirada do site: http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/353074/histerectomia+ou+retirada+do+utero+o+que+e+quem+deve+fazer+quais+sao+os+riscos+como+evolui.htm

    ResponderExcluir
  68. A anestesia, em regra, não é a geral, mas sim a bloqueio regional, tipo raqui-anestesia com sedação.

    ResponderExcluir
  69. Ola boa tarde tenho 41 anos ,e vou fazer a estectomia,ja tou a fazer os exames pre operatorios sera que ainda vai demorar,a cirurgia.por favor ajudem-me

    ResponderExcluir
  70. Ola fiz a hestrectomia vai fazer um mes estou bem mais sinto muitas dores gostaria de saber com quanto tempo posso ter relaçao com meu
    marido beijos pra todas que fizerao e vai fazer

    ResponderExcluir
  71. Olá Anete, Olá meninas. Tenho 47 anos e devido a um mioma de 10cm peso de 1,5k e útero aumentado 4x, há 09 dias, fiz uma histerectomia abdominal parcial, preservei ovários e colo do útero. E já me sinto bem melhor. A cirurgia foi bem tranquila, Graças a Deus, faço uso da homeopatia tomei ‘arnica’1 dia antes. A Arnica prepara o corpo para ‘tomar uma porrada’ portanto não tive sangramento durante e não precisei de transfusão. Também homeopaticamente me preparei para este momento e meu útero não estava ‘colado’ como eles costumam dizer. Como meus 2 partos anteriores formam normais eu não tinha corte de cesárias anteriores. Não tenho alergia nem a anestesia nem a morfina. Sou magra, Tenho 1,60 e peso 52k. Segundo meu médico graças a esse quadro, tudo ocorreu dentro do melhor que se pode esperar de uma histerectomia. Mesmo assim a recuperação não é fácil! O mesmo dia pós cirurgia o mal estar foi muito grande, mas para ‘aliviar’ dormi a maior parte do tempo. Na madrugada do primeiro dia com ajuda de almofada, consegui dormir de lado o que aliviou os gazes. não tive nenhum sangramento pós cirurgia, não precisei usar absorvente, não escorreu nenhum líquido, nenhum mal cheiro. O pós é bem dolorido, mas os remédios aliviam e tornam a dor algo muito bem suportável. O primeiro dia, menos de 24h após com a ajuda da enfermeira tomei banho, andei bem palidamente 3-4 voltas pelo corredor. No segundo dia já tomei banho sozinha, lavei cabelo, sequei, sequei o corpo, seque até o pé rss e consegui caminhar mais corada umas 6 voltas pelo corredor. Na madrugada do terceiro dia, tive ‘piriri’ de banheiro devido ao excesso de medicação, evacuei a noite inteira de hora em hora e pela manha passei muito mal, tive queda de pressão, ânisa de vómito, o que não é nada legal porque parece que sua barriga vai estourar todos os pontos muito muito dolorido. No terceiro dia pela manha tive alta e fui para casa. O ‘piriri’ de banheiro durou ainda 2 dias, evacuei em tudo, na cama, no colchão … tive outra queda de pressão, mal estar generalizado, ânisa de vómito … bem bem sofrido. NO quinto dia melhorei do piriri e comecei a recuperar. O efeito da ‘anestesia com morfina’ diminui dentro do corpo a partir do quinto dia então comecei a sentir mais ‘ardor’ interno e externo. O sexto dia já não fazia mais uso de nenhum medicamento alopata, para dor nem para gazes. Continuei com a homeopatia, para dor usei arnica montana 200ch e hipericum perforatum 30ch, para a digestão e gazes usei, nux vomica 9ch, antimonium crudum 6ch, Chelidonium Majus 5CH, graças a homeopatia não precisei tomar luftal pois NÃO TIVE GAZES. No sexto dia, com ajuda do meu marido fiz até um bolo, para receber visitas. No Sétimo dia foi renascimento total! O intestino voltou a funcionar, o ardor diminuiu drasticamente. Hoje no nono dia não tenho mais ‘ardor’. Mantenho repouso a maior parte do tempo, mas consegui fazer o almoço para família. Não é fácil mas é rápido! Segundo meu médico 1 mês estou de alta e posso voltar a dirigir. Trago meu testemunho pois, a o cuidado com a escolha de um bom médico, uma boa equipe e a associação com a homeopatia FEZ A DIFERENÇA na minha cirurgia.
    O inevitável acontecerá sempre na vida da gente. O melhor a fazer é encarar com aceitação, gratidão e paciência! E fazer tudo o que estiver ao nosso alcance antes, para ter a melhor recuperação possível. Como a escolha do médico, da equipe, do anestesista, do hospital. Se possível associe a homeopatia, ela é uma grande aliada e vá com tranquilidade, Fé e confiança! Daqui há 4 dias tiro os pontos! Muito Obrigada pelo depoimento de cada uma, eles me foram de grande valia e me tiraram inúmeras dúvidas! Pós recuperação pretendo com a homeopatia estimular o meu corpo a produzir o hormônio e retardar ao máximo a chegada da menopausa ;)

    ResponderExcluir
  72. Ola meninas! Fiz histerectomia ha 20 dias e no geral estou bem, sem dores, mas ha uns 5 dias estou com ardencia e muita coceira na regiao da vagina. Meu médico está dw férias e só vou ve-lo daqui 8 dias. Mais alguem teve este tipo de irritação? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  73. Boa Tarde vou ter que fazer uma histerectomia por conta de um cancer de colo de útero, estou apavorada alguém pode por gentileza me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada,
      não tenho muito esclarecimentos em termos médicos para lhe dar informações, mas tenha fé, tudo vai dar certo,tenho certeza! Vou orar muito por você e estarei aqui sempre que quiser conversar, ok?
      Um Grande beijo!
      Anete Carvalho

      Excluir
    2. Você poderá procurar o Dr.João Augusto Oliveira Fernandes, ginecologista e oncologista. O médico é fera! Ele atende no Hospital Vila da Serra em Belo Horizonte MG. O TELEFONE É (031)4020-5069. Mesmo consulta particular, a gente custa achar horário, pois ele é muito requisitado. Nunca vi um médico tão competente, e isto é opinião de dezenas de pessoas, inclusive onde ele atende, como no Hospital do IPSEMG em BH. Outra coisa, vc poderá fazer uma ficha online no www.hospitalviladaserra.com.br e TAMBÉM SOLICITAR UMA CONSULTA COM URGÊNCIA PELO EMAIL: marcacaodeconsulta@viladaserra.com.br. Se estou recomendando é porque sou paciente dele e já fiz esta cirurgia. A consulta dele, particular, está no momento 350.00 , não sei se ele atende por algum convênio, mas basta perguntar. Caso vc for fazr solicitação por marcação de consulta, FALE DA URGÊNCIA E DO PROBLEMA QUE VC ESTÁ COM ELE, que vai acabar rapidinho, é só vc correr atrás. Deixe na sua ficha online tudo explicadinho, principalmente email e telefone celular ou fixo. Boa Sorte! Mais uma vez te falo, o Dr.João Augusto é médico de renome nesta área da medicina, nota 1000!

      Excluir
    3. Outra coisa, não fique apavorada, o que não pode é não procurar um bom especialista, outra coisa, FÉ EM DEUS SEMPRE! Eu já fiz a cirurgia há 60 dias e estou ótima. Vá sem demora e tudo vai dar certo viu? Espero ter ajudado.Abraços.

      Excluir
  74. Fiz a histerectomia total a 38 dias e realmente não trm sido fácil minha recuperação...sinto muita dor na região do corte, meu médico fala que e normal, pois foram cortados nervos, capilares sanguineos, etc...tenho muitos gases e tenho sofrido muito com isso, porém não se compara com 7 meses de sangramento ineterrupto...tinha mais de 10 miomas e não foi falta de cuidado.
    Esse blog e maravilhoso pois vejo que muitas mulheres tem passado por isso, tem dias que fico meio deprimida por sentir tsnta dor e não poder fazer minhas tarefas...mas vamos lá meninas nos somos fortes e vamos passar por essa batalha...isso e algo que falo comigo mesma todos os dias.
    Bjs a todas e força.

    ResponderExcluir
  75. Olá meninas alguém poderia me ajudar por favor, estou apavorada, gostaria de saber se nesse site teve alguma mulher que se curou de cancer de colo de útero atravez da histerectomia.
    Por favor me ajudem estou entrando em depressão profunda me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este vídeo pode ajudar vc. As estatísticas apontam 90% de cura para esse tipo de câncer. É MUITO importante vc manter a confiança! Se sentir que está entrando em estado depressivo, não deixe de pedir ajudar a um profissional. Tudo passa! Fique bem!!!

      http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-2a-edicao/v/pesquisa-mostra-que-chance-de-cura-do-cancer-de-colo-de-utero-pode-ser-de-quase-90/2835545/

      Excluir
    2. Obrigada amiga me ajudou sim, mesmo eu estando em desespero agora me sinto mais calma.

      Excluir
  76. Estou com cancer de colo de utero na fase estágio I qual a porcentagem de cura que eu tenho?
    Minha cirurgia foi marcada para o dia 10/02/2015 corro algum risco?
    Por favor me ajudem com essa informação.

    ResponderExcluir
  77. Olá meninas!
    Como estão? Espero que estejam todas bem e aliviadas dos transtornos pré e pós operatórios.
    Estou sempre atenta aos comentários e se não dei maiores informações foi porque não tenho conhecimentos médicos para tal, mas estou sempre aqui, acompanhando cada comentário e torcendo para que todas se sintam bem como eu me sinto hoje.Fico muito feliz que através deste poste podemos esclarecer cada uma de vocês através da experiência de outras Era este o meu objetivo.
    Se precisarem de mim, para este ou outro fim, contem comigo!
    Um grande beijo para todas e que Jesus as abençoe e as livre de qualquer enfermidade!.

    ResponderExcluir
  78. Olá! Fiz histerectomia parcial no dia 16/09/2014. A primeira semana foi a crucial para mim, pois não conseguia dormir de peito pra cima, minhas costas doíam muito, no entanto durante o dia deitava numa rede baixinha com travesseiros e assim conseguia relaxar a coluna. Após a terceira semana já conseguia dormir de lado com um travesseiro fino entre as pernas e 2 maiores apoiando a coluna. Meu intestino ficou bem preguiçoso e tive que mudar minha alimentação, acrescentando bastante fibras e consumindo bastante peixe e frango. Além disso tomava chá de erva cidreira com erva doce sem açúcar para diminuir os gases, bem como tomava luftal umas 4 vz ao dia. Não se preocupem que após 2 meses o intestino volta ao normal. Quanto a sensação de que tem algo solto dentro da gente, o uso da cinta ajuda e mto a manter a sustentação do abdome. Tb fiquei com uma espécie de boldas de gordura acima da cirurgia e já vou fazer 3 meses e ainda nao diminuiu. Meu médico garante que só sairá com lipo, mas tentarei fazer umas drenagens para ver se diminui. E percebi que minha urina ficou mais ácida e amarelada, o médico pediu que eu tomasse bastante água,. Estou tomando chá dde salsa ´para limpar os rins, e tem melhorado bastante a coloração da urina. Com 3 meses o médico disse que estou pronta para voltar as minhas atividades normais, como malhar, sem forçar mto e respeitar o limite do corpo. Pediu tb que eu voltasse a ter relações normalmente. Não gostaria de passar novamente por procedimento cirúrgico e se posso dar um conselho optem pela histerectomia vaginal, a maior parte dos médicos optam pela abdminal por ser mais fácil para eles. Até hj sto dores na coluna e já perguntei a outras mulheres que fizeram e relatam que é em decorrência da anestesia raquidiana. Por último para quem tem quelóide como eu, sugiro usar depois que a cicatriz estiver sarada um cfreme a base de silicone, eu estou usando o kelo-cote gel que apesar de caro tem um efeito bom, porém só artenua a coceira e a vermelhidão. Desejo força e coragem para quem ainda vai fazer o procedimento.Confie que tudo vai dar certo. Meus sinceros agradecimentos a mentora desse blog.

    ResponderExcluir
  79. Bem mulheres, eu não imaginava estar aqui publicando minha experiência. Dias antes de fazer a histerectomia, eu tinha meus medos e meus receios e visitei esse Blog, fazendo questão de ler todos os comentários. Confesso que me ajudou bastante, meu estatisticamente me causou uma preocupação porque em quase na totalidade dos depoimentos, as mulheres passaram por grande sofrimento pós cirurgia, mas tinham o conforto de se libertar de algum incômodo, como sangramentos, TPMs e outros, mas eu.....não tinha nada disso, me sentia ótima fisicamente, foi um achado médico no endométrio, que já estava todo tomado por mioma e não tive outra alternativa a não ser tirar rápido. Fiz Histerectomia via vaginal dia 05/12/2014, mas no meu caso, não tirou os ovários. Pois bem!....venho aqui relatar que fiquei surpresa com minha recuperação, não senti nada, a não ser uns gazes. Eu usei cinta logo no segundo dia assim que cheguei em casa, hoje é dia 11/12/2014, estou me sentindo otimamente bem, não sinto dores, nada, me alimento bem, não engordei, aliás até emagreci, porque procurei fazer uma alimentação mais saudável, Graças à Deus, ESTOU ÓTIMA E QUERIA COMPARTILHAR. Não se preocupe mulheres, encaram de frente, fé em Deus e tudo dá certo.

    ResponderExcluir
  80. gostaria que alguma mulher que passou ou que conheça alguém que esteje ou ja passou pelo o que eu estou passando, pois isso me ajudara e muito.
    Bom tudo começou quando fui fazer meu preventivo que o resultado veio nic lll, ou seja carcinoma in situ, dai em diante comecei a fazer os exames fiz a colposcopia na qual confirmou o preventivo, logo depois passei pela conização na qual foi retirado toda a lesão.
    Após 40 dias fui novamente ao médico onde fui informada que teria que retirar todo o meu útero pois eu estava com cancer de colo de útero, minha cirurgia foi marcada para o dia 10/02/2015 e estou sofrendo muito e me encontro apavorada pois não conheço ninguém que tenha passado por isso pra me ajudar.
    Segundo o meu médico o tumor se encontra no inicio com um milimitro apenas, só que até aqui a jornada foi tão difícil e me encontro com muito medo.
    Se alguém puder me ajudar com informações por favor me ajude, estou aflita e entrando em depressão.
    Que Deus possa abençoar a pessoa que tiver vendo essa mensagem e que me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,,,eu também fiz esta cirurgia pelo mesmo motivo,,fiquei com medo e angustiada.
      Nada como uma boa orientação do médico,até o dia da conulta estava muito nervosa,,mais o Senhor me deu força e ouvi tudo que o médico disse,,terei que fazer uns tratamentos e confiante no Senhor ,,já recebi a minha vitória,,pois temos que viver da PALAVRA e a palavra diz assim: Não TEMAS,,,Eu sou contigo,,e deixo esta palavra para você.Faça a sua parte,,vá em todos os exames e confie no DEUS que nos guarda nos momentos de angustia,,só ELE tem a palavra final,,creia amiga,,,,,Miriã

      Excluir
  81. Fiz a histerectomia a 30 dia devido a um mioma no útero que me causava hemorragias e como consequência uma anemia profunda. Tenho 40 anos e duas filhas a recuperação é chata porém nada mais satisfatório que não sentir dores no corpo, sono incontrolável e ficar mestruada por 20 dias. Com 15 dias estava guiando e meu médico falou para fazer o resguardo por 40 dias sem relação sexual :( dentro de casa3 meses já posso voltar a academia , tenho certeza que foi a melhor opção pra mim. Sucesso para todas que tiverem que passar por isso.

    ResponderExcluir
  82. Amigas estou muito nervosa pois vou fazer uma histerectomia de urgência e estou com muito medo. Estou me sentindo muito só. Amigas só quero uma palavra .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara,
      histerectomia não é o fim do mundo! Fim do mundo é ficar protelando uma cirurgia que é necessária e que vai trazer tantos benefícios livrando de todos os incômodos e evitando doenças graves.Tenha fé em Deus, seja forte e anime-se! Daqui à pouco vai ficar feliz e se sentido outra pessoa.Estarei orando por você e aguardo boas notícias.
      Receba meu abraço com Carinho,
      Anete Carvalho

      Excluir
  83. Anete,antes de tudo quero te parabenizar pelo Blog...ameiii!!!
    Fiz Histerectomia Total há 56 dias. Estava tendo hemorragia 2 vezes ao mês. Procurei 3 médicos diferentes para tomar a decisão de fazer a cirurgia. O médico que fez minha cirurgia é muito bom (bastante humano),quando entrei na sala de cirurgia, pedi para que ele me desse algum tranquilizante,pois eu estava bastante nervosa (apavorada...risos. Nunca antes havia feito cirurgia alguma). Ele falou com o anestesista e ele injetou um pouco no soro. Rapidinho me senti super bem. Expliquei que tenho sérios problemas na coluna e eles me sentaram na maca com as pernas para baixo. Não tive nenhum problema com a anestesia (Fiz o jejum rigorosamente como me foi mandado). Dormi praticamente durante toda a cirurgia. Quando terminou o médico veio até minha cabeça e me perguntou se eu estava me sentindo bem. Eu respondi que sim e agradeci. Em seguida a enfermeira me levou para a sala de repouso,onde fiquei por algum tempo, sempre consciente. Depois me levaram para o quarto onde meu esposo já esperava. Lembro que não sentia ainda as pernas,mas, sabia que era o efeito da anestesia. Não senti dor alguma enquanto estava no Hospital,pois estavam injetando os remédios necessários no soro. Pouco depois lembro de sentir calafrios e meu esposo pediu um cobertor grosso, me cubriu e com um tempinho passou. Algumas pessoas se queixam da sonda...fiquei 24 h com a sonda e não senti nenhum desconforto. Senti nos primeiros dias, muito desconforto ao urinar,algo como um peso puxando para baixo (com os dias foi diminuindo a intensidade,às vezes ainda sinto um pouco) Senti muitaaa tontura quando sentei na maca pela primeira vez (precisava tomar banho), senti como se fosse desmaiar, mas aos poucos foi passando, e com a ajuda do meu esposo tomei meu primeiro banho. Depois do banho o enfermeiro veio limpar e refazer o curativo (estava perfeito). Fiquei no Hospital 2 dias e meio. O médico passou a medicação para tomar em casa (Antibiótico e Anti inflamatório, que tomei por 10 dias e um laxante fraquinho para ajudar na evacuação). Deixou bem claro que eu mantivesse repouso absoluto por 40 dias. Eu mantive uma rotina: Tomava café da manhã,andava um pouquinho dentro de casa,deitava. Levantava para as refeições,caminhava um pouco. Tomava banho (nos primeiros dias precisava de ajuda,aos poucos fui ficando independente. Precisei de mais tempo para enxugar as pernas sozinha,visto não poder me abaixar, mas, com uns 30 dias, consegui levantar um pouco a perna,conseguindo enxugar sozinha). Com uns 10 dias após a cirurgia comecei a andar na calçada da minha casa,pela manhã, após o café...comecei caminhando pouquinho e fui aumentando aos poucos.
    Tinha dificuldades para dormir à noite,então,me instalei no quarto da minha filha (sozinha). Mantinha a luz do quarto acesa, colocava celular e livro do meu lado. Quando perdia o sono, lia ou acessava a Internet e o sono vinha. Uma coisa que me incomodou bastante foi uma sensação de peso sempre que fico em pé (do corte da cirurgia em direção a vagina).
    Voltei ao médico com 40 dias e ele liberou para lavar louça aos poucos (nada que pese) e fazer comida,contanto que tenha alguém para pegar peso e algo baixo. Falou que por 3 meses não posso varrer casa,pegar em peso nem me abaixar. Perguntei a ele se poderia comer camarão no Natal (estava com 54 dias),ele respondeu que nem pensar,camarão só depois de 6 meses.
    Tenho muita sorte de ter uma família maravilhosa (esposo,filho e filha),que me deram todo o suporte necessário.
    Hoje ainda sinto dores quando faço algo em excesso (no Natal, cozinhei bastante durante o dia, e à noite estava sentindo bastante dor). Mas, quando sinto dor me deito com a barriga para cima e passa rapidinho.
    Espero ter contribuído de alguma forma para ajudar alguém,que tenha algumas dúvidas como eu tive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooooossaaa vc contribuiu bastante... eu estou no momento há dias da minha segunda opniao medica... e já sinto muita ansiedade devido a proxima consulta que tenho guase certeza que vai ser a msm...
      Confesso que o seu depoimento me deixou muito mais tranquila...
      obrigada por me ajudar...
      Que Deus te abençoe

      Excluir
  84. fiz histerectomia total dia 06/01/2015 faz 90 dias endometriose estava colada no intestino o medico descolou,,,,,, mas estou sentindo uma dor bem leve e um pouco de corrimento amarelo isto e normal????? e quanto comer peixe e camarão o que pode acontecer ou eu ja posso comer de tudo.....Deus abençoe a todas que este ano de 2015 .... Deus derrame sobre nos fé, paz ,para que tivermos que passar ele nos de Forças bjs .......

    ResponderExcluir
  85. Oi, coleguinhas!
    Fiz histerectomia total mantendo os ovários, dia 03/01/2015.
    Tenho 49, sem filhos.
    Incômodo foi só ter q ficar deitada durante 24h apos a cirurgia. No outro dia a enfermeira veio me auxiliar no banho, mas consegui me lavar sozinhs, exceto pernas e pés.
    Nao sinto dores. Tomo muita agua, chá de erva doce.
    Só um incômodo na virilha esquerda. Um fisgamento.

    ResponderExcluir
  86. Oi garotas tenho 39 anos sem filhos e ha 38 dias fiz histerectomia total,tinha 3 miomas,um endometrioma no ovário direito e quando abriram tinha vários focos de endometriose,preservaram o ovário direito por conta dos hormônios por conta disso vou ter que fazer acompanhamento no ambulatório ficou aderências da endometriose. Meu pos operatório foi tranquilo minha mae cuidou muito bem de mim, com muito sumo de algodão kkkk. Estou voltando para minha rotina volto a trabalhar semana que vem,dirigi com 10 dias,poucas dores só me canso com facilidade. Bjs garotas e boa sorte para quem vai passar por essa cirurgia.

    ResponderExcluir
  87. Minha mãe fez histerectomia há três dias atrás, fez a cirurgia na quinta à tarde e recebeu alta no sábado, ela recebeu alta sem evacuar, e hoje é domingo e ela ainda não evacuou. Ela tá comendo tudo que é laxante e do faz soltar gases. É normal?! Alguém passou por isso?!

    ResponderExcluir
  88. Fiz histerectomia total dia 8/12/2014. Fois super tranquilo, não senti quase dor nenhuma, comparando com a cesariana que fiz há 15 anos. Tive alta no dia seguinte, tomei banho sozinha, precisando de ajuda somente para secar as pernas. A enfermeira colocou um esparadrapo cirúrgico no corte, o que retirei dois dias depois, pois o médico disse que não precisava de nada, a não ser lavar com sabonete durante o banho e depois tratar com gaze e álcool 70. Em casa fiquei de repouso absoluto por três semanas. Depois disso, comecei a andar um pouco, fazer coisinhas leves, mas sem me abaixar ou pegar peso algum. Na alimentação eu evitei refrigerantes, alimentos que dão gases, qualquer coisa de porco ou frutos do mar e muito líquido e legumes. Não tive prisão de ventre mas senti dores de gases as vezes. No dia 18 de dezembro, fui ao médico e ele examinou a cirurgia, falou que as dores tipo queimadura leve e o inchaço são normais. O corte só foi tratado com álcool 70. Hoje, 33 dias depois, fui ao médico novamente e ele me liberou para tudo a partir dos 40 dias...dirigir, exercícios fisicos leves, inclusive corrida e musculação, mas sem exageros e, pasmem, liberou também as relações sexuais e alimentação sem restrições...eu vou com calma, porque prefiro ser conservadora. Ainda está inchado em cima da cicatriz e continuo fazendo curativo com álcool 70 até ter certeza do fechamento total do corte. Vou aos poucos experimentando as atividades, porque ainda fica dolorido quando passo muito tempo de pé. Agradeço a esse blog e suas colaboradoras pela força e ajuda que recebi. Desejo que todas tenham uma vida feliz e com saúde!

    ResponderExcluir
  89. Hoje fui ao médico e descobrir ,que vou ter que fazer histerectomia abdominal,pois estou com o útero muito grande e vários miomas,não sinto sintoma nenhum,mas ele disse que não tem jeito,então já me passou todos os exames pré operatório e começo a fazer amanhã a sorte ,que é um médico que confio muito, pois me trato com ele desde adolescência,tive minhas duas filhas com ele e é muito bom,mas estou com medo,pois tomo remédio de convulsões e remédio para dormir.Estou dando meu depoimento,para que outras mulheres não deixem de fazer os exames,pois fiquei cinco anos sem ir ao médico e hoje ,quando fui para fazer exame de rotina tive essa notícia, mas se deus quiser vai dar tudo certo,mesmo com medo vou enfrentar esta obstáculo na minha vida.obrigada beijos.

    ResponderExcluir
  90. Oi, gente. No dia 08/01 postei aqui no blog como anônima. Meu nome é Valéria e como havia dito, estava td bem comigo. (O post anterio começou com: oi, coleguinhas.
    Pois bem, tudo correndo muito bem até que no dia 18/01 comecei a nao ter controle da urina. Um pouquinho num dia, outro pouquinho no outro, mais a noite e bastante de lá pra cá. Dia 23/01 entrei em contato com a médica e ela pediu pra eu ir ao hospital naquela mesma hora, ela estava de plantao e suspeitou de infecçao urinária. O q foi descartado depois do exame de urina. Em seguida fez um teste com um liquido azul e descobriu que houve fístula viseco vaginal, durante a cirurgia.
    Ou seja, uma perfuraçao na minha bexiga que faz com que a urina passe pela vagina.
    Ontem fuz um exame chamado cistoscopia, que confirmou a fístula e o urologista q fez o exame disse que o tratamento é cirúrgico e pela localizaçao dela há de ser abdominal.
    Chorei tudo ontem e durante a noite. Comecei com antibiótico para evitar infecção e to usando fralda.
    Terça-feira terei o parecer da médica que me operou.
    Hj estou mais conformada.
    Depois volti pra contar o desenrolar da situaçao.
    Abraço a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato, Valéria! Pelo menos você procurou ajuda rápido e não teve maiores complicações.
      Oro para que você fique boa logo e volte para nos dar as boas notícias.
      Um grande abraço!
      Anete carvalho

      Excluir
    2. Obrigada, Anete!
      Graças a Deus até o momento sem nenhuma complicação.
      Estou me preparando para a cirurgia no final de março ou início de abril.
      Assim que tiver novidade volto aqui.
      Abraços.

      Excluir
  91. Oi pessoal, tenho 46 anos e depois de pegar opinião com 5 médicos(todos favoráveis) fiz a histerectomia há 5 dias. No dia 20/01 me internei de manhã e por volta de 12:00hs estava no quarto conversando com minha irmã. Não senti desconforto pós anestesia, pois em outras 2 cirurgias, de abdominoplastia que fiz, tive sintomas chatos como enjoos e dores de cabeça. No dia seguinte me levantei com ajuda da enfermeira, tomei banho sentada. Às 10:30hs o Dr. me deu alta, e viajei 200km até chegar em casa, onde pude almoçar com meus filhos e meu marido. Senti um desconforto intestinal no primeiro dia, mas tomei um Tamarine e meu intestino funcionou no segundo dia após a cirurgia. Estou tomando o Luftal duas vezes por dia e o Buscopan 3x por dia. Sou um pouco inquieta e como não estou sentindo dores, me movimento muito. Não sei se é certo, se ajuda ou não,Tomo banho sozinha desde que cheguei em casa e não consigo ficar deitada por mais de 1 hora seguida. Ando muito pela casa, sento, deito. Mas até agora estou melhorando cada dia mais. Já não estou muito encurvada, mas sinto um peso na bexiga toda vez que vou ao banheiro. Estou tomando muita água e consequentemente faço muito xixi. O Dr. me recomendou o uso de uma calça/cinta que ajuda muito a movimentar sem dor.Agora é ter paciencia para aguentar o repouso mais rigoroso de no minimo 30 dias, para depois colher os frutos.Espero ter ajudado com o meu depoimento, mesmo sabendo que cada caso é um caso, não desanimem, com Fé tudo fica mais fácil.Um abraço.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite fiz a cirurgia no dia 26/11/2014 hoje esta fazendo 60 dias e agora estou bem,passei na primeira semana meus piores dias de vida,tive muitas dores e gases mIs com a ajuda do meu amado esposo e filhos passei essa fase ruim.Ainda estou com a barriga bem inchada mais o pior já passou.

    ResponderExcluir
  93. Respostas
    1. Oi gente! tenho 39 anos agora 24/01/2015 tive q fazer esterequitomia,sinto me muito bem tive apenas disconforto nos 3 dias após a cirurgia, não sinto dores Estou super bem minha recuperação está sendo bem rápida ainda estou em repouso mas sinto me bem.

      Excluir
  94. Eusa Lima tenho 40 anos
    Boa noite em junho de 2014 fiz minha prevenção o resultado foi nic 1 então foi mandado pra biópsia e o resultado foi assustador,foi constatado que eu estava com câncer de colo uterino,a principio iria ser tirado ´so o utero,fui encaminhada para o oncologista e novamente foi constatado câncer naquele momento faltou chão,então foi dito pra mim que eu teria que fazer histerectomia total teria que tirar absolutamente tudo no momento confesso foi bem desesperador,mas naquele momento Deus colocou anjos no meu caminho que me prepararam e me tranquilizaram o suficiente para enfrentar a batalha....Hoje fazem exatamente 41 dias que fiz o procedimento por um lado estou muito bem mas por outro estou péssima,pois sinto dores abdominais, gases e quando vou ao banheiro fazer o numero 2 só falto e morrer de dor,sinto dores e queimar o meu umbigo sem contar que minha barriga parece que tem espinhos espalhado,não sei o que faço até agora tive repouso total me divido entre minha cama e andar dentro de casa so saio pra ir ao médico por que minha casa tem escada,então evito descer,se agora tudo dói imagine quando começar a radioterapia,como será estou angustiada,com sensações de desmaio sabe aquela angustia que vc só quer ficar ali no seu canto quietinha.....assim estou....Isso é normal,por favor me ajudem,estou com muito medo...E ainda mais perdie minha mãe então juntou tudo estou sem chão.......Adorei esse blog....
    ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que a sua situação é muito difícil, mas não desista de lutar, tenha força para superar essa fase. Estou rezando por você, para que logo esteja tudo bem!

      Excluir
    2. fe em Deus vamos orar sei que dificil essa situaçao tambem fiz essa operaçao ja faz 1ano e2 meses sinto minha barriga como inchada quando faço minhas atividades do lar fico com dores na lombar pe da barriga tive muito repouso noespero pos operatorio mas confio so em Deus Espero que ao longo dos demais dias em fique 100% fiquem com Deus queridas

      Excluir
  95. Amada Eusa,

    Imagino o que você está passando...Esclarecimentos médicos não posso lhe oferecer, sugiro que pergunte ao seu médico se estes sintomas são normais.
    Quanto as suas emoções é mais que normal diante do que está vivendo, mas você pode lutar contra os sentimentos negativos buscando conforto no colo Daquele que sonhou com você e tem seus dias escritos e contados, antes que você estivesse vivido nenhum deles, antes mesmo de você ter sido tecida no útero de sua mãe, Deus. Ele tem o controle de todas as coisas e certamente sobre sua vida também.Tenha ânimo e fé, creia de todo coração, peça a Jesus que te dê colo...Tudo terminará bem, de acordo com a vontade Dele. Amiga, vou te contar um segredo: Assim que tenho conseguido viver minha luta, dia após dia...
    Conte comigo! Se desejar, pode me encaminhar e-mail para: anetecarvalho08@gmail.com

    Dê notícias!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  96. OLÁ MENINAS EU TAMBÉM FIZ A HISTERECTOMIA TOTAL, TENHO 24 ANOS E DUAS FILHAS, PASSEI BEM DURANTE A CIRUGIA QUE FOI EM 03/02/15, SOFRI MUITO LOGO DEPOIS QUE FUI PARA O QUARTO, TIVE MUITA NAUSEA E DEMAIOS E BASTANTE DOR DEPOIS QUE PASSOU A ANESTESIA,HOJE FAZEM 12 DIAS E AMANHA IREI TIRA OS PONTOS, POIS NA HORA DE FAZER A CIRUGIA EU NÃO TIVE MEDO E AGORA PARA A RETIRADA DOS PONTOS E ESTOU MUITO NERVOSA HEHEHE, MAIS DIGO QUE NÃO É NEM UM BICHO DE SETE CABEÇA, A MINHA RECUPERAÇAO ESTÁ SENDO BEM TRANQUILA.E NÃO ME ARREPENDO PORQ EU ESTAVA SEMPRE MESTRUADA, COM HEMORRAGIAS.

    ResponderExcluir
  97. Olá. Adorei o blog! parabéns Anete! Li tds os depoimentos. Eu tbem fiz histerectomia total no dia 24/01/15. Estava c miomas e sentia mts dores além do fluxo menstrual mt intenso. A recuperação está lenta mas progressiva. A cicatriz está ótima mas sinto ainda dores internas e dificuldade em ficar mt tempo em pé, dormir de lado e a constipação intestinal ( embora esse seja um problema antigo). O que tem me ajudado é tomar uma colher de óleo mineral antes do almoço e janta. É um laxante natural. Sei que daqui à alguns dias estarei 100%. Agradeço por meu marido e 2 filhas. Oro para q o Senhor renove nossa forca e nos restabeleça dia após dia! Bjs

    ResponderExcluir
  98. Olá. Adorei o blog! parabéns Anete! Li tds os depoimentos. Eu tbem fiz histerectomia total no dia 24/01/15. Estava c miomas e sentia mts dores além do fluxo menstrual mt intenso. A recuperação está lenta mas progressiva. A cicatriz está ótima mas sinto ainda dores internas e dificuldade em ficar mt tempo em pé, dormir de lado e a constipação intestinal ( embora esse seja um problema antigo). O que tem me ajudado é tomar uma colher de óleo mineral antes do almoço e janta. É um laxante natural. Sei que daqui à alguns dias estarei 100%. Agradeço por meu marido e 2 filhas. Oro para q o Senhor renove nossa forca e nos restabeleça dia após dia! Bjs

    ResponderExcluir
  99. oi meninas estou fazendo os exames pré operatorios vou fazer histerectomia quando descobri o mioma já estava com 18 cm confesso que estou assustada com tudo isso pois acabei de passar por um grave acidente de carro

    ResponderExcluir
  100. Ola meninas fiz a hestectomia total faz hoje 8 dias nas primeiras 24 horas foi complicado mas hoje gracas a deus com repouso mas sem dores e a minha barriga,nao muito inchada ,tive muito medo quando me disseram que tinha que fazer a histectomia ,mas hoje tou feliz correu muito bem,

    ResponderExcluir
  101. Amiga, tenho 40 anos e fiz uma histerectomia abdominal há 43 dias, estou com medo, já posso ter relação sexual? O médico disse que seriam 45 dias!!

    ResponderExcluir
  102. Olá meninas, chamo-me Patricia, tenho 45 anos, sou psicóloga e bailarina profissional, fiz a histeretomia total via abdominal, com preservação dos ovários, há 22 dias. Creio que o pior período foi a tomada da decisão de ter que realmente fazer a cirurgia. Relutei o quanto pude, lutando com um quadro grave de adenomiose por muitos anos, e vários tratamentos ineficazes. Bem quanto a cirurgia, só senti dores chatas mesmo no dia mesmo da cirurgia quando a anestesia começou a passar. Mas nada que os anestésicos não ajudassem a suportar. Sai do hospital ótima no segundo dia. Nos primeiros dias em casa só me senti um pouco mais cansada e as vezes, quando tomava refri e não abria mão do meu ovinho diário, sentia alguns gases...rs. Mas só com minhas estripulias gastronômicas! rs. Não tive problemas gastroinstestinais graves e meu intestino funciona regularmente todos os dias (mas isso tb já era assim antes. Deve ter ajudado). Já deitava de lado desde que cheguei do hospital, mas sentia um pequeno incomodo que foi resolvido com um travesseiro entre as pernas. Blz! Hoje já deito quase de bruços com o travesseiro. Banho tb já tomava sozinha desde que saí do hospital, mas a secagem dos pés só com o maridão até a 2a semana.Alias, meu maridão tem sido meu fiel escudeiro e sem ele realmente superar esse momento seria impensável! Ele quem cuida de mim sozinho desde o hospital. Com 08 dias fui na primeira revisão com o médico e ele retirou a fita cirurgica adesiva (porque nao tive pontos externos) e já estava tudo sequinho. Conversamos e ele permitiu que eu começasse a trabalhar pequenos períodos no PC - entre 40 a 50 munitos (sim porque eu já tava louca para produzir!) mas sempre respeitando o meu corpo e porque tenho uma estrutura onde poderia ficar confortavelmente sentada. E assim comecei a fazer. Realmente, meu corpo não agoentava mais que isso nos primeiros dias, me deitava depois de uns 40 minutos. Na segunda semana já conseguia ficar mais...hoje já fico por umas duas horas trabalhando no meu escritório em casa, levando caminho pela casa, volto a me deitar, se me sinto bem, mais tarde volto a trabalhar mais um pouco. Moro numa casa com dois andares e uma vez por dia subo e desço as escadas com cuidado desde que cheguei do hospital. Uma dica: evitem se abaixar antes do médico liberar. Tentei isso há uns quatro dias para pegar umas laranjas que estavam na gaveta da geladeira e foi o único dia que fiquei com um incomodo na região do ânus, como um peso. Passei o resto do dia em repouso e passou. Mas não me arrisco mais! rs Sei que meu precipitei. No mais, to louca mesmo é para voltar a dar minhas aulas de dança! Isso é que está me preocupando porque sinto que pra essa parte o corpinho ainda vai levar mais tempo do que eu gostaria ou imaginava. Tenho a segunda revisão com o médico agora com 40 dias e creio que serei liberada para retornar as minhas atividades normais (vamos ver o que meu médico entende por normal em dar aulas de dança e viajar por aí dando cursos em psicologia! rs). Mas por todas as experiências que leio aqui sinto que estou indo muito bem. Em princípio estava muito chateada, me sentindo uma tartaruga nessa recuperação! rs. Mas ao ler todas as experiências aqui, me enchi de forças, me senti bem e agradecida com vontade de compartilhar com vocês o que tenho vivido para também enche-las de esperança. Todo meu processo de aceitar que precisava retirar meu útero foi MUITO sofrido emocionalmente, levou 5 anos de luta, nos meses que antecederam a cirurgia quase surtei e enlouqueci os homens da minha vida (meu filho e meu marido). Mas fiz o que era preciso e eu já sabia. Agora estou em paz, focada na minha recuperação, vendo a vida de outro modo...sim porque todas essas experiências nos mudam...não tem jeito...e no meu caso, sinto que está me fazendo expandir como ser humano. Assim seja! Boa recuperação e boa vida para todas nós companheiras!

    ResponderExcluir
  103. Oi bom dia meu nome e Cintia tenho 43 anos fiz essa cirurgia dia 06/02/2015, estou de repouso , não faço esforço ,não fico muito tempo em pé por precaução mesmo. Estou me sentindo muito bem. Só nos primeiros dias não consegui muitas posições para dormir ,mas hj durmo até de bruso. Estou muito bem, não me arrependo de ter feito essa cirurgia, sofria muito com dores forticimas e menstruando direto por mais de 30 dias. Já tinha tirado a endometriose e mioma mas os mesmos voltaram a aparecer e meu útero estava tbm com o tamanho aumentado.meu médico precisou retirar minhas trompas, útero, 1 ovário pois estava com cistos e mais de um mínima.só senti dor na sala de recuperação depois em casa não senti dor nenhuma, me considero uma abençoada .minha cicatriz está sequinha
    .única coisa que sinto e uma leve ardência na cicatriz. Obrigada por criar essa página pra tirarmos nossas dúvidas bjs e a todas boa recuperação.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia meninas...minha mãe fez a histerectomia abdominal total em 24 de novembro de 2014 e após 3 dias, recebeu alta mas teve que retornar ao hospital, pois estava com um vômito verde horrivel, onde nada parava no estômago dela. Após 6 dias internada, o vômito foi controlado através de uma sonda nasal e dieta zero. O caso foi tido como distensão abdominal devido ao excesso de gases que ela sempre teve. Pois bem...já tem 3 meses que ela fez a cirurgia e a sua barriga está muito inchada de um lado só na região do umbigo. Ela sente dores ao encostar na barriga...não sei o que pode ser...alguém pode me ajudar? A médica dela diz que é assim mesmo, que o tempo de recuperação é de 6 meses, mas a barriga dela parece que está crescendo ao invés de desinchar...

    ResponderExcluir
  105. Primeiro gostaria de registrar que este blog foi muito útil para minha compreensão sobre os momentos que envolvem o universo feminino com a retirada do útero. Desde o diagnóstico da doença, a necessidade de cirurgia, até a recuperação no pós-cirúrgico. Esperei o tempo correr para assim poder trazer meu depoimento mais completo que espero tenha alguma utilidade para as mulheres e as famílias que acessam este blog.
    Pois bem!
    Em setembro/2014, ainda no trabalho comecei a sentir um desconforto no estômago que parecia uma cólica. Pedi dispensa do restante do dia e fui para casa. A dor aumentou e comecei a vomitar muito. Fui para o pronto socorro e com os exames feitos nada se diagnosticou. Tive alta com uma receita de remédios analgésicos. Passado o efeito do remédio ministrado no hospital, a dor voltou com a mesma intensidade. De volta ao hospital, os médicos suspeitaram de uma infecção por bactéria similar à salmonella. Com uma enorme receita para o problema e mais analgésicos, fui para casa. A dor e o vômito voltaram. Não conseguia tomar remédio nenhum, ou melhor, nem água. Pela terceira vez, noutro hospital, e com uma super-bateria de exames, me indicaram uma cirurgia (videolaparoscopia). Os médicos me disseram que havia uma aderência no intestino que travava o seu fluxo e apenas com a tal cirurgia era possível ver o motivo e resolver o problema. Fiz a operação. Com a graça de Deus, apesar da dificuldade de diagnóstico e das idas e vindas aos hospitais, a cirurgia foi bem sucedida e soltaram a aderência (chama-se também brida). Aqui é que vem o que importa. Todo o meu quadro era decorrente do aumento do meu útero em função dos miomas, ou seja, o útero estava tão grande que se encostou numa alça do intestino e causou o problema (semi-obstrução). Esqueci de dizer que há cinco anos tinha feito uma cirurgia para retirada de miomas, mas com o tempo eles voltaram. Depois de recuperada da cirurgia, já em novembro/2014, com todos os exames prontos, me foi indicada a retirada do útero. A quadro todo foi tão inusitado na minha vida que não tive qualquer problema qdo o médico me falou da retirada do útero. Eu só queria minha saúde de volta e não ter que operar pelo mesmo problema nunca mais. Dica: o ultrassom não foi capaz de ver o quadro completo do útero, ovário e trompas. Precisei de uma ressonância magnética. Passei pela fase de tensão pré-operatória, contudo confiante de que tudo estava se encaminhando para uma cura. Daí fiz a histerectomia radical, ou seja, a retirada não apenas do útero mas dos anexos (ovário e trompas). A operação durou três horas pq havia outras aderências. Foi um sucesso! Hoje (cinco meses depois) estou 90% recuperada e com uma disposição mil vezes maior do que aquela de antes e uma vida absolutamente normal. As dores na região existem, mas poucas. O intestino ficou mais lento, mas com fibras tudo se resolver sem qualquer complicação. Como a cirurgia de retirada dos ovários leva à queda hormonal, estou sentindo os calores próprios. Para melhorá-los optei pelo medicamento fitoterápico buona (feito de soja). Estou lidando muito bem com a nova fase e certa de que tudo se encaminhou da melhor forma. Além de tudo, toda essa experiência me mostrou o qto somos amadas. Pessoas que eu jamais imaginei vieram me apoiar e se tornaram disponíveis para "toda a obra". Mais que tudo, estive nas mãos de Deus todo o tempo na certeza do melhor. O resultado foi abençoado. Sinto-me cada dia mais mãe, mesmo sem ter filhos, e mais mulher! Era isso. Grande abraço para vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Me chamo Rosa e fiz dois comentários abaixo... leia...

      Tab não tenho filhos e fiz histerecomia em outubro (2/10/2014) depois de ter passado por anemia, ressonância magnética, mioma gigante, zoladex para diminuir o tamanho e operar com menor risco, sensação/risco de trombose, tonturas por ter me emocionado no pós operatório... Foi barra! Mas agora já estou ótima.. TUDO ISSO PASSOU!!!. Quanto a maternidade, tem horas q vem uma emoção e choro, mas SEI que faz parte do período de luto por ter tirado o útero, isso é normal... Tb sei que , logo que se ajusta o nosso emocional essa questão fica bem resolvida, afinal filhos nascem do coração... podemos ter se quisermos. Fique com Deus e boa sorte. Forte abraço;

      Excluir
  106. Meu nome é Cinthia. Fiz histerectomia ha 20 dias. Por dois dias a mais eu estaria morta pois quando a medica me abriu meu útero estava jorrando sangue pra baixo e pelas trompas e meu abdomem estava cheio de sangue. Deus me livrou da morte e eu o louvo por isso. Meu problema era endometriose. Sinto que minha recuperação esta lenta demais pois ando com dificuldades devido a barriga inchada. Nao estou tendo problemas com o intestino porque estou comendo muita fibra e tomo 2 capsulas de naturetti todos os dias a noite , Controlo os gazes com simeticona de 5 em 5 hs. Sinto mtas dores do lado direito da barriga, uma sensação de queimor e ardência de forma que não consigo encostar as pontas dos dedos na barriga, A noite sinto uma tremura nas pernas e parece que meu intestino dá cãimbras...horrivel. Alguém me disse que é efeito da anestesia....será? Alguma de vcs teve estes sintomas? No mais, sei que cada caso é diferente, e parece que minha recuperação será mais lenta,aiiiiiiiiiiiiiii........bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá me chamo Rosa e acabei de responder no comentário abaixo do seu... leia por favor.

      O seu caso é mais delicado e merece mais atenção... Fiz hiserectomia total há cinco meses e meio (2/10;2014) e estou ótima. As dores q vc sente pode ter outras razões - lembre-se que Não pode fazer esforço nem movimentos brusco para levantar/deitar da cama, nem abaixar, nem se emocionar... os pontos internos podem abrir com esforço de tossir ( tem que segurar o pé da barriga com as duas mãos entrelaçadas).. Mas vc tem que procurar o medico que lhe operou ou um ginecologista cirurgião para relatar esse sintomas seus... Forte abraço. Fique com Deus.

      Excluir
  107. boas,venho por este meio me informar mais sobre este assunto,derivado a um familiar ter sido submetido a esta cirurgia recentemente,minha duvida\alerta,alguma de voz teve dificuldade,ou mesmo sem vontade de defecar,mas com a sensasao de peso no estomago,faz 4 dias e normal?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Me chamo Rosa , tb passei por isso... Sim, é normal. Mas coma bastante mamão, laranja e ameixa, quiabo, azeite na salada; na hora de defecar sente-se com os cotovelos apoiados próximos aos joelhos - isso ajudar a relaxar o intestino e juntamente com a alimentação tipo laxante a coisa sai sem esforço; ALIÁS< NÂO PODE FAZER ESFORÇO ALGUM. As dores de gases e na hora de defecar são normais, afinal lá dentro ainda está sensível.

      BEM, FIZ HISTERECTOMIA EM 2//10?2014 , há 5 meses e meio e estou ótima. NADA DE DOR; CÓLICAS. Bexiga e intestino trabalhando bem, normal. A cicatriz está super fininha , o meu medico teve o cuidado de passar pomada para evitar colóide.

      CUIDADOS IMPORTANTES que tive - nada de: abaixar, movimentos bruscos, atividade física pesada, salto alto, subir escadas, comidas gordurosas, massas e doces até cinco meses. Fiz caminhadas leves e com cinta ( 2 km) a partir de 90 dias, assim como cuidei da alimentação para não engordar muito , mas ganhei 3 kg que ficaram só no quadril, pois até a barriga já sumiu, A minha pele está mais bonita e o meu emocional já e ajustou - nos primeiros meses passamos pelo processo de luto inconsciente por ter tirado um órgão e tendemos a ficar deprimidas, mas a caminhada diária nos ajuda muito a sair dessa depressão e logo tudo se ajusta. Tb a caminhada é fundamental para evitar a aderência dos órgão internos - isso que causa dores fortes.

      Passados os cinco meses e meio eu não tenho dor /cólica... só no começo que tive desconforto normal, Sentimos algo mexendo lá dentro, isso é normal e não é doloroso , só um leve desconforto por que os órgão estão de reorganizando para ocupar o espaço do útero... A vida sexual está normal e o desejo volta logo que nos sentimos melhor;

      NÃO PODE FAZER ESFORÇO para não forçar os pontos e criar hernia - responsável pela maioria das cirurgias pós cirurgia. Tb não pode se aborrecer e se emocionar ( eu me emocionei muito e tive abalos no coração e tonturas, mas já estou ÓTIMA, graças a DEUS)

      FORTE ABRAÇO E BOA SORTE A TODAS VCS! SE CUIDEM QUE TUDO DÁ CERTO.

      Excluir
  108. CRISTIANE CARVALHO26 de março de 2015 15:51

    Fiz a Histerectomia há 4 meses, precisei optar pela mesma pois tinha cólicas menstruais insuportáveis, e não adiantava fazer uso de anticoncepcionais, devido às medicações controladas de meu tratamento, pois tenho Transtorno Bipolar, quando o médico decidiu em fazer a cirurgia, fiquei muito feliz pois naquele momento estava há quase dois meses menstruada e com fortes cólicas. Não me preocupei com relação de ter ou não mais filhos pois já havia feito laqueadura fazia 8 meses, devido ao tratamento do transtono bipolar. Tenho somente um filho, minha razão de viver, tenho 32 anos e casada há 12, mas acredito ter feito a escolha certa. Quanto a histerectomia foi tranquila, entrei no hospital com mais dor do que sai, tive uma boa
    recuperação, senti algumas dores fortes após os 15 primeiros dias, que passava com Ibuprofeno, e meu abdomen ficou bastante amortecido e inchado. Fiquei afastada de meu trabalho por 30 dias, que era o mínimo que teria que ficar. Com quarenta dias após a cirurgia fui ao retorno e estava super bem, só procurei não me esforçar muito, isto é, pegar muito peso, fiquei 2 meses sem pegar meu filho de 5 anos no colo, este sim foi um sacrifício, mas ele entendia, pois presenciou minhas crises de dores associadas às do transtorno.
    Hoje sinto me uma pessoa renovada, sem dores, chego a não acreditar o quanto estou bem, até meu tratamento do transtorno bipolar teve grande progresso, pois as dores causava me uma irritação incontrolável, onde a medicação estava constantemente sendo alterada para mais.
    Tive e tenho muita fé em Deus, sem que nunca mais poderei ser mãe, mas meu consolo é poder proporcionar momentos agradáveis ao meu único filho. Hoje estou muito feliz com o resultado que tive. E tenho sempre em mente que o que faz bem ao corpo faz também a alma.

    ResponderExcluir
  109. Ola meninas, fiz a cirugia de histerectomia há 25 dias gostaria de saber se é normal uma dor no corte como se queimasse. Fora isso estou bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Me chamo Rosa e fiz 3 depoimentos acima - veja lá, pode ajudar.

      RESPONDENDO VC: isso significa que vc esta fazendo esforço. Cuidado. Hj estou há 6 meses e tive muito cuidado por isso nada de dores e queimores, EXCETO após os 4 meses, quando aumentei intensidade das caminhadas, que senti um queimor na cicatriz, mas coloquei a pomada que o médico passou para não formar colóide e o queimor passou. Evitei caminhar mais de 3km... Semana passado , quase com seis meses, fiz agachamento e senti uma cólica estranha ... passei a pomada e passou.

      CONCLUSÃO`: sempre q faz esforço... mesmo com seis meses, ainda tem que se ter cuidado. Dores fortes e recorrente pode ser a formação de hernia . Fique muito atenta e procure o médico se as dores se tornarem constante. Boa sorte.

      Excluir
  110. vou fazer histerectomia daqui 13 dias! to com um pouco de medo, mas consegui uma cirurgia que eu queria faz tempo que é a colpoplastia posterior junto, adorei a ideia de ser mocinha denovo...e me livrar das hemorragias! vou espera em Deus que vai dar tudo certo, mesmo devendo p bancos...

    ResponderExcluir
  111. Fiz hesterectomia a cinco dias e poço dizer que estou lamentando profundamente ter feito. Cinto muitas dores,gases ,ardência na cicatriz ate ai tudo bem pra min o pior e a tontura diariamente e as anciãs de vomito diante de de qualquer alimento
    Espero em Deus haver alguma melhora rápida ,pois não esta sedo fácil. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Me chamo Rosa e fiz comentários acima... Volte ao médico se vc está sentindo essas coisas... não é bom sinal. Fique com Deus

      Excluir
  112. Oie, Encontrei esse Blog devido ao um momento vivido agora, Kero Parabenizar a criadora.. Porque tirei muitas dúvidas.
    Eu vim em busca de me preparar psicologicamente, descobrir. Tenho Fé em Deus... Akiii descobri dicas Maravilhosas.
    Vou postar, o depoimento de uma pessoa que NÃO VIVE!!!
    Mais quero postar o meu processo Hesterectomia Total, porque como me ajudou quero ajudar outras pessoas...
    Então vamos lá: descobrir qdo tinha 25 anos, vai fazer 3 anos q convivo. Eu desconfie imediatamente q tinha algo errado, pq minha menstruação NUNCA passou de 3 dias de repente fikei 15 dias, esse sintoma só apareceu qdo eu ja tinha 2 miomas, tentei nesse período todo, vários medicamentos, as vezes parava 1 mês o sangramento e voltava, troquei não sei quantas vezes, minha médica n keria cirurgia pq eu era nova, sem filhos, fiquei todo tempo tendo esperança q sumisse, e ñ keria ariscar uma gravidez e má formação ou outros problemas no bb. Minha vida virou um inferno com sangramentos constantes, q pareciam q abria uma torneira, +o tanto q saia era de sujar absorvente todo e até a roupa, passei a andar mesmo naqueles dias sem sangrar com absorvente o tempo todo, pq tinha medo,deixei varias vezes de sair, de viajar... Sexualmente minha vida tb virou uma droga,tb engordei horrores,devido a qtd de hormônios dos remédios e os q meu corpo fabricam+pelos miomas,meu útero ta 3x+do q o normal,tomo caixas de remédio1atrás do outro e nada se resolve. Fiz exames e ultra, CHOREI pq tem+2, minha medica já me indicou a cirurgia, eu tive que escolher entre minha vida, minha saúde, do q ter filhos, estou consultando outros médicos,vou no 3° medico todos me aconselham a fazer a cirurgia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou resppnder a mim msm pq tem mais a Continuação q ñ coube:
      E decidimos fazer a total, pq se eu tirar só os miomas, vai voltar talvez não daki a 6 meses, mais vai voltar e vai acontecer tudo de novo, e se eu tirar só os miomas na cirurgia corro um risco de “danificar” o útero pq 2 esta colados nele (de uma forma que eu não sei explicar, mais pode haver problema na cirurgia para o útero)... eu to decidida a fazer pq NÃO TO VIVENDO. Eu tenho que me amar mais, tenho que encarar, depois vai ser pior, tentei fazer academia pra emagrecer, não consigo pq os sangramentos são terríveis e tive um na academia, eu senti (como a maioria das vezes eu sinto descendo) e sai correndo da sala fui embora, e quando cheguei em casa vi, que tinha sujado todo o OB, o absorvente e minha roupa (o medo é tanto que em varias ocasiões eu coloquei OB + ABSORVENTE de tanto medo) depois disso nunca mais voltei. Além de tudo estava achando que tava engordando por engordar, mais os remédios tem muito hormônio, a barriga que foi confundida varias vezes com grávida, ta enorme pq meu útero ta 3x maior do que deveria, e a medica me disse que eu poderia fazer dieta, mais a barriga toda só quando resolvesse os miomas, que poderia voltar ao normal. Sei que muitas passaram por diversas situação, que me deu medo, mais eu cheguei na conclusão, que preciso mudar de vida, porque eu NÃO to vivendo, se assim continuar, sei que a compreensão do meu marido vai se acabar uma hora desses, e vou perde – lo, a minha saúde, só na misericórdia de Deus, eu vivo com anemia, mediante aos sangramentos, agora mesmo estou indo de 3 em 3 dias no hospital, tomar doses na veia de remédio, pra essa anemia, e não é a primeira vez.
      Eu já CHOREI, já passei da fase de aceitar uma cirurgia na minha vida, porque tenho muito medo, vou confiando em Deus, agora eu decidir me informar, além das opiniões medicas, porque todos sabem que nem sempre medico te conta tudo, tb porque algumas coisas acontecem com uns e outros não. Onde nessa fase da Informação entrei esse Blog, que poxa vida ta sendo muito útil, por isso resolvi deixar aki meu Depoimento...
      Talvez eu consiga ajudar alguém...
      Agora Força, e Levantar a Cabeça porque se Deus kiser na 5° Feira vou ter mais uma consulta, e que chegue logo, porque to muito ansiosa, Agora quero que tudo se resolva rápido.
      Voto akiii meninas pra postar meu processo...
      Um abraço e fiquem com Deus... Tenham fé e Tudo dará certo...
      P.S: Pra quem descobriu o problema agora e ta achando que os remédios vão resolver, na boa amiga, sai fora, e procura outros métodos, remédios, eu fiquei muito tempo só na esperança que eles resolvessem meu problema... Mais me arrependo totalmente, porque quando eu descobrir o 1° medico me disse pra engravidar que ainda dava e retirar o útero no parto, e na época era fora de cogitação pq eu não queria filhos naquele momento, pra mim eu sempre pensei que teria TODO tempo do mundo pra escolher o momento certo pra engravidar, e simplesmente hoje isto está sendo tirado de mim...
      Mais eu CREIO e CONFIO.. Que Deus Está no controle da Minha Vida...
      PRECISO VIVER POR ISSO VOU NESSA CONSULTA E DECIDIR TUDO!!

      Excluir
  113. Gostaria de saber qto tempo ficamos com a barriga dormente?

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite, me chamo Isnaia tenho 37 anos, moro em Guarapari-ES, fiz a histerectomia vaginal no dia 17 de julho de 2014, após longos anos de sangramentos intensos e vários diagnósticos de anemia profunda e pressão alta.
    Tenho 2 filhos , uma de 19 e um de 06 anos, em nenhum momento tive dúvida em fazer ou não a cirurgia, pois as circunstâncias não estavam ao meu favor.
    Li muito sobre o assunto e depoimentos de mulheres que fizeram a cirurgia em seus vários métodos, isso me ajudou a entender melhor o pós-operatório.
    No dia da cirurgia descobri que não poderia tomar morfina pois tenho asma (a morfina poderia fazer com que eu tivesse uma crise), a princípio não entendi exatamente para que serviria a bendita morfina, mas depois quando o efeito da anestesia passou, senti no corpo a falta que ela (a morfina) fazia, dores quase que insuportáveis, cheguei a pensar que preferia a crise de asma kkkk, para amenizar um pouquinho as dores me deram o infeliz do Tramal que os efeitos eu sentiria em casa.
    No dia seguinte ao meio dia me deram alta, primeiro dia bem, na medida do possível, o segundo dia chegou com enjoo, dores abdominais horríveis, vômitos, frio intenso, pressão altíssima (culpa do tramal), meu organismo inteiro desregulado, fui parar no hospital, liguei para o medico que mudou minha medicação e pediu que eu tivesse paciência, pois por fazer muito esforço para vomitar meu abdômen estava dolorido, a minha paciência passou rápido, mas as dores se estenderam por 3 longos dias, depois desse triste e dolorido episodio as coisas foram entrando nos eixos e os dias começaram a ficar tranquilos, engordei uns 5 kg, pois meu repouso teve que ser mais intenso e a medicação mais forte e comer, ir ao banheiro e voltar para a cama não gasta muita energia. Passaram os dias e eu fui fazendo minhas tarefas com calma, voltei a academia após 90 dias, não pegava muito peso e aos poucos fui indo aos meus limites.
    Antes da cirurgia sentia muito frio ao ponto de tomar banho tão quente que a pele ficava vermelha, hoje?Kkkk, tomo banho frio, mesmo a noite, me sinto uma nova mulher, em relação a sexo, sempre gostei do babado e hoje estou com mais apetite ainda pois tenho liberdade de fazer quando quero, coisa que antes era impossível.
    ESTOU EMAGRECENDO com muita facilidade, a retenção de líquido diminuiu muito, até a pressão alta sumiu, a medica suspendeu todos os medicamentos diminui do manequim 44 para 42 e já tenho roupas 40, claro que com a ajuda de reeducação alimentar e exercícios, hoje descobri que meu marido está com ciúmes, ele sempre foi discreto e hoje está bem mais explícito, (estou amando kkk), bom meninas resumindo estou muito, muito feliz com a nova mulher que me tornei após a histerectomia, posso resumir em uma única palavra o turbilhão de emoções que estou sentido LIBERDADE.
    Abraços Isnaia.

    ResponderExcluir