segunda-feira, 9 de julho de 2012

RECEITAS DE SOPAS E CREMES PARA AQUECER NESTE INVERNO



Nada melhor do que uma sopinha para aquecer e confortar nas noites mais frias de inverno!


 Adoro sopas, caldos e cremes. Hoje vou postar receitinhas deliciosas e facílimas de fazer, tomem nota! 

                             Sopa de legumes




Essa sopa tem todo um sabor de mãe. Aprendi a fazer com a minha. Ela fazia uma sopinha assim para meninada, quando o tempo esfriava e a gente  adorava… claro! Hoje faço pra matar a saudade e matar a vontade.

 Junte todos os legumes que você tiver em casa, uma carninha (que pode ser sobra) e pronto. Eu uso a panela de pressão, mas tem gente que tem medo de usar, então você pode fazer numa panela normal mesmo, só vai demorar um pouco mais para os legumes ficarem no ponto, mais vai ficar gostosa do mesmo jeito.

Ingredientes: (esse dia usei estes, porque era o que eu tinha na minha geladeira)
- 4 tomates vermelhos
- 8 batatas médias
- 3 cenouras
- 2 chuchus
- 1 batata doce
- 2 inhames
- folhas de repolho rasgadas
- carne picadinha
- 2 caldos de carne
- 2 colheres cheias de polpa de tomate
- 1 cebola média
- alho picadinho
- óleo
- sal
- salsinha e cebolinha
- pimenta de cheiro à gosto





Preparo:
Descasque, lave e pique os legumes. Reserve. Na panela de pressão (ou na normal) coloque um pouco de óleo, a cebola picadinha e o alho. Deixe refogar. Jogue a carne e deixe cozinhar. Eu sempre deixo a carne cozinhar bem, até fazer uma borra no fundo da panela, assim dá mais gosto na sopa. Depois coloque os legumes picados. Mexa bem para a carne misturar com os legumes. Despeje água quente até uns 3 dedos acima dos legumes. Coloque o caldo de carne e deixe dissolver (no caso do caldo em tablete). Acrescente as colheres de polpa de tomate e acerte o sal. Eu sempre ponho uma pimentinha de cheio, pra dar aquele sabor. Pronto, agora é só tampar a panela de pressão e deixar no fogo por +ou- uns 10  minutos depois da panela começar a chiar. Depois de esfriar, abra a panela e é só  deliciar. Para variar, gosto de acrescentar macarrãozinho e quando abro a panela, misturo feijão batido no liquidificador,fica maravilhoso! Pra servir, salpique cebolinha e salsinha picadinhas. Servir com fatias de pão, também é uma ótima pedida. Bom Apetite!


                         

                              CONSUMÉ DE ABÓBORA MORANGA



Ingredientes:
- 1/2 Abóbora moranga
- 2  Cebolas médias
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 1 Lata de creme de leite
- croutons
- Salsa e cebolinha

Preparo:
Descasque e pique a abóbora e a cebola em pedaços. Coloque em uma panela para cozinhar juntamente com os tabletes de legumes e água, o suficiente para cobrir tudo.
Depois de cozidos, bata tudo no liguidificador. Volte para a panela e misture o creme de leite.
 Sirva e salpique a cebolinha, salsinha e o crouton.
Você vai amar!!! 

                                                    

                                                      Creme de Batata
                                       
Imprimir
IReceita de Creme de Batata Baroa e Queijo Brie


Ingredientes:

500g de batatas
2 cebolas
2 colheres de sopa de manteiga
1 tablete de caldo de carne
1,5l de água quente
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de salsa e cebolinha picadinha 

 
batatas
Batatas

cebola
Cebolas

manteiga
Manteiga
caldo de carne
Caldo de carne

água quente
Água quente

queijo parmesão ralado
Queijo parmesão ralado
salsinha
Salsinha

cebolinha verde
Cebolinha

branco
 
 

Modo de fazer
Prepare os legumes e as verduras: Descasque, lave e pique as batatas. Lave bem e pique as cebolas, a salsinha e a cebolinha bem pequeninhas. Reserve a salsinha e a cebolinha para salpicar em cima da sopa pronta.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare a sopa: Numa panela, derreta a manteiga e esfarele o caldo de carne por cima. Junte as cebolas picadinhas e cozinhe um pouco até dourar. Acrescente a água quente e as batatas picadas e deixe cozinhar até que fiquem macias. Cozinhe sempre em fogo médio. Depois de cozidas, passe tudo no liquidificador ou use um processador manual de alimentos para fazer um creme. Sirva quente em tigelinhas individuais e polvilhe com um pouco de queijo parmesão ralado e a salsinha e cebolinha.
 

3 comentários:

  1. Amiga Anete Carvalho fico contente em vir aqui conferir e encontra uma variedade de dicas com pratos bem diversificados de "Sopas" que se podem comer sem medo de ser feliz, pois não tem contra indicações e aqui no Rio Grande do Sul com o friozinho que esta fazendo por aqui é bem-vinda a sua sugestão, ok!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amo sopas e caldinhos. Principlamente os pastosos. No inverno e até no verão (sopinha fria), são essenciais.
    Adoro. Vou fazer algumas que vi aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummm essa de abóbora parece deliciosa!! vou testar hoje a noite com o maridão... Achei também um outro post com receitas para o frio deliciosas, achei legal compartilhar com vcs!!! beijos

    ResponderExcluir